Jovens adultos japoneses estão gastando além do que podem em jogos gacha, aponta pesquisa

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)

O gênero gacha se popularizou em uma velocidade impressionante nos últimos anos. Embora impulsionado por títulos da HoYoverse, como Genshin Impact, há uma grande variedade de jogos disponíveis para diferentes plataformas. Nos dispositivos móveis, por exemplo, o gênero é bastante presente, com títulos como Goddess of Victory: Nikke, Brown Dust 2 e Arknights.

Não é segredo que a Ásia é uma das regiões que mais consome jogos do tipo, e isso tem se mostrado um problema para algumas pessoas. Uma pesquisa do banco Sumitomo Mitsui (via Automation-Media) revelou dados preocupantes sobre jovens adultos japoneses com idades entre 20 e 29 anos.

Das mil pessoas entrevistadas, 18.8% afirmaram ter gastado tanto dinheiro em jogos gacha que acabaram não conseguindo pagar as contas do mês. Além disso, 23.9% disseram se arrepender de terem gasto com microtransações.

Quando questionados sobre os motivos para gastar em jogos, 17.9% responderam que estão dispostos a pagar para obter vantagens, enquanto 20.8% afirmaram não conseguir aproveitar um jogo sem realizar algum tipo de gasto – o que pode indicar um comportamento compulsivo ou até mesmo vício.

O público feminino ainda demonstra menos interesse em gastar dinheiro com jogos gacha em comparação ao masculino, mas o número de mulheres que fazem compras dentro desses jogos vem aumentando. No geral, a quantidade de pessoas que gastam com gacha games cresceu em 5.8% no Japão.

Esses dados revelam como o gênero pode ser problemático para pessoas que não têm autocontrole. Embora os gacha games ainda não sejam tão populares no Brasil, vemos comportamentos semelhantes em outras áreas, como as apostas – ainda que com proporções e características diferentes.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário