Lina Khan comenta aumento de preços do Xbox Game Pass

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

Durante o processo de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, diversos órgãos reguladores tentaram barrar o negócio, entre eles, o FTC nos Estados Unidos e o CMA no Reino Unido. Após meses de disputas jurídicas e negociações, a compra acabou sendo aprovada. Hoje, porém, muitos enxergam a Activision Blizzard como um dos principais fatores responsáveis pela “morte do Xbox”.

Lina Khan, presidente do FTC na época da aquisição e uma das principais vozes contrárias ao acordo, voltou a dar as caras recentemente, ao comentar sobre o aumento de preços do Xbox Game Pass.

Segundo Khan, a aquisição resultou em preços mais altos e em demissões, prejudicando tanto jogadores quanto desenvolvedores. Para ela, quando uma empresa atinge tamanho poder de mercado, tende a ignorar os interesses dos consumidores sem se preocupar com as consequências.

“A aquisição da Activision pela Microsoft foi seguida por aumentos significativos de preços e demissões, prejudicando tanto jogadores quanto desenvolvedores.

Como vimos em todos os setores, a consolidação crescente do mercado e o aumento dos preços geralmente andam de mãos dadas.

À medida que as empresas dominantes se tornam grandes demais para se importar, elas podem piorar as coisas para seus clientes sem precisar se preocupar com as consequências.”

O processo movido pelo FTC foi encerrado oficialmente em maio deste ano, sem novas possibilidades de recurso. Ainda em 2024, o órgão já havia citado o aumento de preços do Game Pass como contraditório em relação ao que a Microsoft havia defendido nos tribunais, mas a contestação não teve efeito prático.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário