Durante o processo de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, diversos órgãos reguladores tentaram barrar o negócio, entre eles, o FTC nos Estados Unidos e o CMA no Reino Unido. Após meses de disputas jurídicas e negociações, a compra acabou sendo aprovada. Hoje, porém, muitos enxergam a Activision Blizzard como um dos principais fatores responsáveis pela “morte do Xbox”.
Lina Khan, presidente do FTC na época da aquisição e uma das principais vozes contrárias ao acordo, voltou a dar as caras recentemente, ao comentar sobre o aumento de preços do Xbox Game Pass.
Segundo Khan, a aquisição resultou em preços mais altos e em demissões, prejudicando tanto jogadores quanto desenvolvedores. Para ela, quando uma empresa atinge tamanho poder de mercado, tende a ignorar os interesses dos consumidores sem se preocupar com as consequências.
“A aquisição da Activision pela Microsoft foi seguida por aumentos significativos de preços e demissões, prejudicando tanto jogadores quanto desenvolvedores.
Como vimos em todos os setores, a consolidação crescente do mercado e o aumento dos preços geralmente andam de mãos dadas.
À medida que as empresas dominantes se tornam grandes demais para se importar, elas podem piorar as coisas para seus clientes sem precisar se preocupar com as consequências.”
O processo movido pelo FTC foi encerrado oficialmente em maio deste ano, sem novas possibilidades de recurso. Ainda em 2024, o órgão já havia citado o aumento de preços do Game Pass como contraditório em relação ao que a Microsoft havia defendido nos tribunais, mas a contestação não teve efeito prático.
Microsoft’s acquisition of Activision has been followed by significant price hikes and layoffs, harming both gamers and developers.
As we’ve seen across sectors, increasing market consolidation and increasing prices often go hand-in-hand.
As dominant firms become… https://t.co/FoI50tlEsL
— Lina Khan (@linamkhan) October 3, 2025