Agora que o Wii U está lançado, muitos estão desmontando o console para entender suas especificações técnicas.
Uma das revelações do console é a RAM, que foi constatada como sendo muito mais lenta do que a do PS3 e do Xbox 360.
O Wii U usa memória DDR3 que é a coisa normal em PCs comuns. Mas o que tem de mal nisso? Bom, consoles devem ter uma vida longa e esse tipo de coisa acaba ficando demasiado obsoleta depois de pouco tempo.
O sistema, porém aparentemente de 2GB de RAM total, o que é excelente.
O Wii U usa a Hynix Memory, que é mais lenta do que velocidade máxima das DDR3, que é de 17GB por segundo. A velocidade da memória do Wii U é de 12GB/s, o que é metade da velocidade da memória XDR do PS3, que tem taxa de transferência de 25GB/s.
A taxa de transferência do Xbox 360 é de 22GB/s e ele usa memória GDDR3.
Então, porque a Nintendo optou por usar uma memória tão mais lenta? Simples, o preço. Eles queriam que o console fosse viável.
Mas quando consideramos que estamos em 2012 e a RAM é mais lenta do que a de um console lançado em 2005, a coisa fica tensa.
A coisa fica mesmo muito tensa: o Nintendo Wii U foi feito com os componentes mais baratos possíveis, levando o desempenho muito pouco em conta http://meiobit.com/111783/nintendo-wii-u-specs-arm-starlet-2/.