Microsoft confirma compra da Mojang por 2.5 bilhões de dólares

Luiz Felipe Guimarães
Luiz Felipe Guimarães
6 min de Leitura


MXB

O que parece ser a compra do ano no mundo dos games finalmente foi confirmada, e a Microsoft é a atual dona da Mojang, responsável pelo gigantesco fenômeno que foi (e ainda é, de certa forma), Minecraft. O estúdio será incorporado aos principais da empresa do Xbox, como a 343, Turn 10, Liohead, e outras. Até então, o que foi dito por parte da Microsoft é que os jogadores podem esperar mais e melhores ferramentas de criação, e que será uma nova era no futuro de Minecraft. O contato da empresa com o público, geralmente feito por twitter, continuará da mesma forma, assim como eventos como a MineCon. A Microsoft pagou cerca de 2.5 Bilhões de dólares, e espera receber o investimento de volta em 2015. Não se sabe o que acontecerá com as versões para outros consoles, se elas continuarão a receber suporte da Mojang.

Sobre os motivos pelos quais a empresa foi vendida, Markus “Notch” Persson, principal fundador da desenvolvedora, e idealizador de Minecraft, percebeu que não poderia lidar com o sucesso mundial do jogo que ele mesmo desenvolveu, então passou à frente o comando para a Microsoft, pela soma apresentada acima. Agora, Notch, junto com Carl e Jacob, os outros fundadores, irão se retirar da empresa, e ao menos Notch voltará a fazer o que mais gosta: participar de desafios e programar coisas pequenas, fazendo bastante questão de frisar que irá largar qualquer outro projeto que comece a trilhar o mesmo caminho que Minecraft. A declaração de Notch foi a seguinte:

Eu não me vejo como um desenvolvedor de jogos de verdade. Faço jogos porque é divertido, e porque eu adoro jogos e adoro programar, mas eu não faço jogos com a intenção de torná-los grandes sucessos, e eu não tentei mudar o mundo. Minecraft certamente se tornou um enorme sucesso, e as pessoas estão me dizendo mudou o que são os jogos para sempre. Eu nunca quis que isso acontecesse. É certamente lisonjeiro, e gradualmente ser empurrado para o meio dos holofotes é interessante.

Há um tempo atrás, eu decidi largar o desenvolvimento de Minecraft. Jens era a pessoa perfeita para assumir a liderança, e eu queria tentar fazer coisas novas. No início, falhei, tentando fazer algo grande novamente, mas desde que decidi ater apenas a pequenos protótipos e desafios interessantes, eu me diverti muito mais com o trabalho. Eu não tinha certeza de como eu me encaixaria na Mojang de agora, onde as pessoas faziam o trabalho de verdade, mas desde que as pessoas disseram que eu era importante, eu fiquei.

Eu estava em casa com um resfriado sério semanas atrás, quando a internet explodiu de ódio contra mim sobre algum tipo de EULA, sobre o qual eu não tinha nada a ver. Eu estava confuso. Eu não entendi. Eu twittei sobre isso em frustração. Mais tarde, eu assisti o vídeo This is Phil Fish no YouTube e comecei a perceber que eu não tinha a conexão com meus fãs que eu pensei que eu tinha. Eu me tornei um símbolo. Eu não quero ser um símbolo, responsável por algo grande que eu não entendo, que eu não quero trabalhar, que continua a voltar a mim. Eu não sou um empreendedor. Eu não sou um CEO. Eu sou um programador de computador nerd que gosta de ter opiniões no Twitter.

Assim que este negócio for finalizado, vou deixar Mojang e voltar a fazer Ludum Dares e pequenas experiências na web. Se algum dia eu acidentalmente fizer algo que parece ganhar força, eu provavelmente vou abandoná-lo imediatamente.

Considerando que a minha imagem pública já está um tanto manchada, eu não espero fugir de comentários negativos, fazendo isso, mas pelo menos agora eu não vou ter a responsabilidade de lê-los.

Estou ciente de que isso vai contra muito do que eu já disse em público. Eu não tenho uma boa resposta para isso. Eu também estou ciente de que muitos de vocês estavam me usando como um símbolo de alguma luta. Eu não sou. Eu sou uma pessoa, e eu estou ali lutando com você.

Eu amo vocês. Todos vocês. Obrigado por transformar Minecraft naquilo que é agora, mas há também muitos de vocês, e eu não posso ser responsável por algo tão grande. De certa forma, ele pertence a Microsoft agora. Em um sentido muito maior, tem pertencido a todos vocês por um longo tempo, e isso nunca vai mudar.

Não é sobre o dinheiro. É sobre a minha sanidade.

Não é sabido também sobre outros projetos que estavam em desenvolvimento dentro da Mojang, como o jogo de cartas Scrolls. Vamos aguardar para mais informações.

Compartilhe esse artigo
101 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *