Durante o mês de fevereiro, a Microsoft revelou o projeto Muse, seu modelo de inteligência artificial integrado ao Copilot for Gaming, capaz de gerar cenas de gameplay. Embora ainda esteja nos estágios iniciais, o projeto já alcançou alguns marcos interessantes.
A empresa lançou uma tech demo que simula algo semelhante a Quake II, executado por meio da IA diretamente no navegador. Por enquanto, a demonstração roda em 640×360 de resolução e oferece uma experiência limitada, com gráficos borrados e certa latência nos comandos. Ainda assim, é possível explorar o mapa e realizar pequenas interações.
De acordo com o site do Copilot Labs, a tech demo “gera dinamicamente sequências de gameplay inspiradas no clássico Quake II. Cada ação do jogador aciona o próximo momento gerado pela IA, quase como se você estivesse jogando o Quake II original em um motor de jogo tradicional.”
Geoff Keighley, responsável pelo Summer Game Fest e The Game Awards, compartilhou um vídeo da inteligência artificial em ação em seu perfil no X/Twitter e rapidamente foi bombardeado por uma enxurrada de críticas ao projeto.
“A Microsoft fará literalmente qualquer coisa, menos desenvolver videogames de verdade.”
“Passo com força. Eu só jogo jogos feitos por desenvolvedores humanos e pretendo continuar assim.”
“Oba, agora posso jogar um jogo de mais de 25 anos atrás, só que ele parece pior e roda MUITO pior, que dia.”
Como fica claro pela reação do público, o uso de inteligência artificial nos games continua sendo um tema extremamente controverso, especialmente em um momento em que tantos desenvolvedores estão perdendo seus empregos. Será que a IA veio para ajudar, ou estamos presenciando o começo do fim? Só o tempo dirá.