Morre o ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, aos 85 anos

Luiz Felipe Guimarães
Luiz Felipe Guimarães
2 min de Leitura

Hoje é um dia triste para o mundo dos games. No mesmo dia em que a maior feira de jogos do Japão, a Tokyo Game Show, abre as suas portas para a imprensa, foi anunciada a morte do ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, com 85 anos.

Nascido em 1927, Yamauchi herdou a presidência da Nintendo de seu avô, Seikiryo Kaneda, em 1949 (na época, a Nintendo era uma empresa de família), tendo que abandonar os seus estudos de direito para tal. Após um começo bastante difícil no comando da empresa, Yamauchi conseguiu virar a mesa, e tornar a Nintendo, que era uma fabricante de brinquedos e jogos de carta, como o Hanafuda, em uma das maiores desenvolvedoras de jogos eletrônicos do mundo, e muito do respeito da Big N é consequência dos seus feitos. Inclusive alcançou o posto de homem mais rico do Japão por algum tempo, e um dos mais ricos do planeta.

Yamauchi ficou no cargo de presidente da Nintendo por 53 anos, e foi o último membro da família a gerenciar a empresa, que agora é presidida por Satoru Iwata, escolhido pelo próprio Yamauchi, desde 2002. Yamauchi esteve presente na empresa até 2005, como conselheiro.

Sua morte se deve a complicações resultantes de uma pneumonia. Descanse em paz, Hiroshi Yamauchi. Você mudou o mundo, e somos gratos por isso.

 

Compartilhe esse artigo
Artista, modelador e apreciador de todos os estilos de jogos. Tem um diploma de graduação em biologia guardado em algum lugar. Só não sabe onde.
7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *