A petição Stop Killing Games ganhou força após o encerramento dos servidores de The Crew 1 e sua subsequente remoção das contas dos jogadores. A decisão da Ubisoft gerou revolta entre os fãs e motivou o criador de conteúdo Ross Scott a iniciar o movimento – que já acumula impressionantes 1,4 milhão de assinaturas por meio da Iniciativa de Cidadãos Europeus.
Como era de se esperar, a movimentação não agradou às grandes publishers, e a Ubisoft foi a primeira a se manifestar de forma direta – afinal, tudo começou por conta dela. Em uma recente reunião com acionistas (via GamesRadar), o CEO Yves Guillemot foi questionado sobre o movimento e respondeu com firmeza: “Nada é eterno“.
“Em relação à petição, operamos em um mercado. E, sempre que lançamos um jogo, oferecemos muito suporte a ele. Também oferecemos muitos serviços para garantir que o jogo seja acessível e jogável 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
“Mas esse tipo de problema não é específico da Ubisoft. Todas as editoras de videogames enfrentam esse problema. Você fornece um serviço, mas nada é definitivo e, em algum momento, o serviço pode ser descontinuado. Nada é eterno. E estamos fazendo o possível para garantir que tudo corra bem para todos os jogadores e compradores, porque, obviamente, o suporte para todos os jogos não pode durar para sempre.”
O executivo ainda surpreendeu ao mencionar uma proposta de “taxa de um euro” que, embora vaga, parece estar relacionada à promoção de The Crew 2, que foi oferecido por 1 euro em 2024 como forma de transição após o fim de The Crew 1. A ideia, segundo Guillemot, seria oferecer aos jogadores a chance de continuar explorando a franquia a um custo acessível – embora, para muitos, isso não pareça uma compensação justa.
De forma geral, as declarações do CEO da Ubisoft não abordam a principal demanda do movimento, que não é o suporte eterno aos jogos online, mas sim a possibilidade de jogá-los mesmo após o desligamento dos servidores. Afinal, muitos consumidores acreditam estar pagando por um produto – não por um serviço com prazo de validade.