Após a recente polêmica envolvendo a nova protagonista de Ghost of Yotei, o ex-executivo da Sony, Shawn Layden, mandou um recado direto aos críticos.
Nesta semana, durante o evento State of Play da Sony, a empresa anunciou Ghost of Yotei, a primeira sequência do aclamado Ghost of Tsushima. Contudo, em vez de continuar a história de Jin Sakai, Ghost of Yotei avança alguns séculos no tempo e apresenta uma nova ronin feminina chamada Atsu, que adotou a persona do “Ghost” como sua. Como era de se esperar, a existência de Atsu gerou uma reação negativa de parte da comunidade gamer, que não deseja jogar com uma protagonista feminina. Essa situação levou Shawn Layden, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, a responder diretamente.
Layden, que reagiu a um post no X (antigo Twitter) que reclamava de Atsu, foi bastante direto em sua resposta: “É um jogo. Se você não gosta, não compre.”
1. É um jogo. Um entretenimento. Uma história em que uma equipe de criadores acredita. Eles querem fazer isso.
2. É um jogo. Se você não gosta, não compre. Na verdade, por que não fazer o jogo que você quer você mesmo?
É curioso e até triste que apenas a presença de Atsu como protagonista seja vista por alguns jogadores como uma afronta ao que eles acham que os jogos deveriam ser. Vale lembrar que já existem inúmeras protagonistas femininas na história dos jogos com temática japonesa, como em Tenchu: Fatal Shadows e Red Ninja: End of Honor. Além disso, só porque Atsu é o “Ghost” neste jogo, não significa que outro personagem não possa assumir esse papel em sequências futuras.