Reggie Fils-Aime, CEO da Nintendo of America, explicou em entrevista à CNET, entre muitas outras coisas, sobre as possibilidades de levar os exclusivos da Nintendo para a plataforma mobile, em especial Android e iOS. De acordo com Fils-Aime, a Nintendo está pensando em mais formas de como a plataforma pode ser utilizada em favor da desenvolvedora, como o aplicativo do Miiverse para mobile.
“Nós estamos constantemente pensando em como utilizar mobile como um veículo de marketing”. “Como eu posso fornecer pequenas doses de conteúdo, pequenas experiências que podem trazer o consumidor de volta para o meu ambiente de hardware?”. A ideia é basicamente se concentrar em manter o jogos nos consoles da Big N, para manter o público comprando Nintendo, e somente Nintendo.
“É por isso que nós estamos tão focados em ter conteúdo exclusivo para as nossas plataformas”. “Quando os consumidores querem jogar Mario, Zelda e Pokémon, eles terão de comprar o nosso hardware para isso”.
O protecionismo é bom em certos termos. A Nintendo precisa dos seus exclusivos mais do que nunca nesse momento, e distribuir os jogos para a plataforma mobile, a exemplo da Sega, pode ferir as vendas do Wii U, que estão cambaleantes, de certa forma, e também do 3DS, que segue firme e forte na liderança contra o Vita.
Por outro lado, lançar versões levemente melhoradas dos seus jogos mais antigos pode ajudar a trazer mais receita, e mais popularidade para os consoles, e a própria desenvolvedora, afinal, o que não falta por aí, é gente jogando emuladores de SNES e GBA nos seus iPhones. Isso seria ótimo para a Nintendo, lançar um aplicativo que traga os grandes clássicos para os tablets e celulares, que é um mercado extremamente expansivo. Até me atrevo a dizer que seria um uso melhor do que o Virtual Console, que hoje em dia não anda tão movimentado quanto deveria.
E o que vocês acham da estratégia da Nintendo? É válida? Lançar jogos antigos para iOS e Android, por um preço acessível, ou um aplicativo do Virtual Console, é uma boa idéia?
puke é iscruzivu pohan!
não foram levados para a plataforma mobile oficialmente… hue
emulador é vida kk