O Pikachu é um dos maiores ícones da cultura pop, reconhecido mundialmente por seu pelo amarelo, bochechas vermelhas, cauda em forma de raio e aparência fofa. Mas, segundo o CEO da The Pokémon Company, nem todos estavam satisfeitos com esse visual no início da franquia.
Durante o lançamento de Pokémon Gold & Silver, Tsunekazu Ishihara revelou em entrevista (resgatada pelo site japonês GameSpark, via GameSpot) que, ao apresentar Pokémon à Nintendo of America, recebeu críticas por os monstrinhos parecerem “fofos demais” para o público ocidental.
A situação escalou quando funcionários da filial americana apresentaram seus próprios designs alternativos. Ishihara descreveu a experiência como tão traumatizante que nunca mostraria os desenhos “enquanto estivesse vivo”.
Ele comparou os visuais propostos ao estilo do musical Cats, com pessoas fantasiadas como animais, e então veio a bomba: “Pikachu foi transformado em um personagem com o formato de uma espécie de gato malhado com peitos enormes”. Sim, você leu certo, Pikachu e peitos enormes estão na mesma frase. O CEO ainda comparou o design a cosplayers exagerados que se vê em convenções de anime.
Por fim, Ishihara afirmou que até achou as ideias interessantes, mas deixou claro que não estava disposto a entrar no mercado externo com aquele tipo de adaptação. E pelo visto, sua decisão deu certo: o Pikachu segue fofo – e anatomicamente correto – até hoje.