Para a Epic Games as plataformas mobile são o novo PC

Rodrigo de Souza
Rodrigo de Souza
2 min de Leitura

 

 

 

Segundo Niklas Smedberg da Epic Games, o poder das GPUs e a complexidade do desenvolvimento para mobile está fazendo com que eles se aproximem rapidamente dos consoles e alguns jogos para PCs. Durante a apresentação na Game Developer Conference Européia, o desenvolvedor disse que as plataformas mobile já começaram a competir com os consoles atuais, mas por isso,  desenvolvimento para estas plataformas se tornou muito mais complexo.

Smedberg comparou o process de desenvolvimento para mobile com o que já foi o processo para PCs, aonde haviam centenas de plataformas diferentes para se desenvolver, uma para cada hardware. “Nós precisamos criar escala… nós somos a Epic, nunca fazemos o mínimo, então precisamos escalonar das maiores às menores plataformas. Ele disse, então, que em breve os jogos mobile terão opções de configuração gráfica que incluirão baixo, médio e alto pra diferentes efeitos, bem como configurações de resolução.

Citando o exemplo do efeito God Rays, um efeito de luz usando em Gears of War 3 e Infinity Blade II, Smedbeg disse que a versão mobile do efeito “ficou melhor visualmente” que a versão do 360. “Em alguns aspectos, o mobile é bem melhor do que os consoles. Há mais memória, o que permite texturas em maiores resoluções.”

Olhando para o futuro, Smedberg disse que que a nova geração de GPUs mobile vai ser 20 vezes mais poderosa. Ele citou produtos da IMGTec e da NVidia como exemplos e assegurou á audiência que tal passo em relação ao poder das GPUs vai ser muito bem utilizado. “Nos consoles, usamos 720p”, ele disse, “no iPad, podemos usar resoluções malucas”.

 

Compartilhe esse artigo
Follow:
Game Designer, Professor e Pai (Não nessa ordem). Gamer também, quando dá tempo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *