Segundo Niklas Smedberg da Epic Games, o poder das GPUs e a complexidade do desenvolvimento para mobile está fazendo com que eles se aproximem rapidamente dos consoles e alguns jogos para PCs. Durante a apresentação na Game Developer Conference Européia, o desenvolvedor disse que as plataformas mobile já começaram a competir com os consoles atuais, mas por isso, desenvolvimento para estas plataformas se tornou muito mais complexo.
Smedberg comparou o process de desenvolvimento para mobile com o que já foi o processo para PCs, aonde haviam centenas de plataformas diferentes para se desenvolver, uma para cada hardware. “Nós precisamos criar escala… nós somos a Epic, nunca fazemos o mínimo, então precisamos escalonar das maiores às menores plataformas. Ele disse, então, que em breve os jogos mobile terão opções de configuração gráfica que incluirão baixo, médio e alto pra diferentes efeitos, bem como configurações de resolução.
Citando o exemplo do efeito God Rays, um efeito de luz usando em Gears of War 3 e Infinity Blade II, Smedbeg disse que a versão mobile do efeito “ficou melhor visualmente” que a versão do 360. “Em alguns aspectos, o mobile é bem melhor do que os consoles. Há mais memória, o que permite texturas em maiores resoluções.”
Olhando para o futuro, Smedberg disse que que a nova geração de GPUs mobile vai ser 20 vezes mais poderosa. Ele citou produtos da IMGTec e da NVidia como exemplos e assegurou á audiência que tal passo em relação ao poder das GPUs vai ser muito bem utilizado. “Nos consoles, usamos 720p”, ele disse, “no iPad, podemos usar resoluções malucas”.