Phantom Blade Zero não é um soulslike, esclarece estúdio

Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)
Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)

Phantom Blade Zero não é um soulslike – e o estúdio S-Game faz questão de reforçar isso. Embora o rótulo tenha sido mencionado por fãs desde os primeiros trailers, a equipe criativa volta a esclarecer que o título não se encaixa nem mesmo na definição tradicional de um jogo de ação, sinalizando a intenção de criar algo verdadeiramente único.

Em uma nova mensagem, o diretor do estúdio e do próprio jogo comentou sobre a evolução da percepção do público. Segundo ele, no início muitos enxergaram Phantom Blade Zero como um soulslike, especialmente pela presença de elementos como segredos e mapas interconectados – marcas típicas do gênero. No entanto, após testarem a demo, a comparação mudou.

Com o ritmo de combate mais ágil e intenso, o público passou a associá-lo a franquias como Ninja Gaiden ou Devil May Cry, que priorizam fluidez e ação estilizada.

“Gênero é apenas uma etiqueta baseada em estereótipos. Ela ajuda os jogadores que conhecem clássicos a criarem uma referência e ajustarem suas expectativas. Mas Phantom Blade Zero não é um soulslike, nem um jogo de ação tradicional”, afirmou o diretor.

A declaração reforça a proposta da S-Game: criar uma experiência que desafie definições e construa sua própria identidade no cenário dos jogos de ação.

A ideia inicial era criar um hack and slash estruturado em mapas com múltiplas camadas, mas, à medida que as peças começaram a se encaixar, o projeto tomou outra direção. O que surgiu foi algo muito mais enraizado na cultura chinesa, com uma estética e identidade profundamente familiares para os desenvolvedores – e ainda pouco exploradas no universo dos games.

A principal fonte de inspiração veio das artes marciais chinesas e do espírito da Xia, um conceito que ao longo das gerações, evoluiu e encontrou novas formas de expressão artística e narrativa.

Por isso, segundo os próprios criadores, Phantom Blade Zero não deve ser visto como um soulslike nem como um jogo de ação convencional. Trata-se de uma experiência única, moldada por referências culturais autênticas e uma visão própria de combate e estilo.

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