Shigeru Miyamoto revelou que não concorda com a decisão de fazer a sequência menos estressante para o jogador do que o original. Ele disse, “Isso é algo que todos os membros da equipe tiveram de debater sobre quando estávamos discutindo que tipo de direção nós devemos tomar para Pikmin 3. Primeiro de tudo, olhando para Pikmin 1 percebemos que não era um jogo muito fácil para as pessoas jogarem, e de vez em quando eles tinham de sentir algum stress.
“Nosso principal objetivo em Pikmin 2 foi se livrar de qualquer estresse, tanto quanto possível, de modo que seria muito amigável. Bem, eu mesmo não poderia concordar perfeitamente com essa direção. O tipo de natureza de Pikmin 1 foi exatamente o que eu queria reproduzir e eu estava realmente fazendo isso intencionalmente, para que Pikmin 1 pudesse ser um jogo de estratégia.”
E esse espírito está se refletindo pelo que Miyamoto foi contando para sua equipe. “Quando começamos a criar Pikmin 3, reuni os principais membros que trabalharam em Pikmin 2 e falei sobre como eu achava que era importante voltar para o básico de Pikmin 1. Ou devo dizer que metade do meu trabalho naquele tempo não foi apenas para falar, mas para convencê-los a entender o que eu pretendia fazer e para concordar com a minha ideia. “
Vamos esperar e ver se Pikmin 3 será mesmo tão difícil quanto o original!