PlayStation 6 pode atrasar para 2029 e Switch 2 deve ficar mais caro após crise dos chips

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

Em 2025, a inteligência artificial explodiu em popularidade, tanto entre usuários comuns quanto entre grandes empresas, que passaram a apostar quase todas as suas fichas na tecnologia. Esse movimento acabou contribuindo para uma nova crise dos chips, provocando uma escassez global de semicondutores.

Como já era esperado, a indústria de games também deve ser diretamente afetada. De acordo com informações da Bloomberg, a Sony estaria considerando adiar o lançamento do PlayStation 6 para 2028 ou até mesmo 2029 – bem depois da data inicialmente especulada, que seria 2027. Além disso, a Nintendo também estaria lidando com os impactos da crise, e o Nintendo Switch 2 pode sofrer um aumento de preço ao longo de 2026.

As informações teriam sido repassadas à Bloomberg por fontes familiarizadas com os planos internos das empresas. Ainda assim, os dados não parecem absurdos. Recentemente, a Valve também foi afetada pela escassez de semicondutores e confirmou que seu novo console chegará mais tarde do que o previsto, além de ainda não ter o preço definido devido à volatilidade do mercado.

Com esse cenário, o início da próxima geração de consoles se torna cada vez mais incerto. Ao que tudo indica, apenas o Xbox deve manter o cronograma original de lançamento em 2027, já que a Microsoft aparentemente não demonstra a mesma preocupação com custos de produção, o que pode marcar um retorno à estratégia vista na era do Xbox 360, quando o console da empresa chegou antes dos concorrentes e deu início à geração.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário