Em publicação recente na rede social X, Mark Cerny, da PlayStation, e Jack Huynh, vice-presidente sênior da AMD na área de computação e gráficos, anunciaram um novo capítulo na colaboração entre as duas empresas. A iniciativa, batizada de Project Amethyst, simboliza a união estratégica entre Sony e AMD na criação de tecnologias que moldarão o futuro dos jogos.
Segundo Huynh, o projeto se apoia em dois pilares centrais: o desenvolvimento de uma arquitetura otimizada para cargas de trabalho de aprendizado de máquina em jogos e a criação de redes neurais avançadas capazes de elevar o patamar dos gráficos em tempo real. A metáfora usada no post compara as empresas às duas metades de uma ametista, destacando a complementaridade dessa parceria voltada para a próxima geração do entretenimento digital.
From the same source. Two branches. One vision.
My good friend and fellow gamer @cerny and I recently reflected on our shared journey — symbolized by these two pieces of amethyst, split from the same stone.
Project Amethyst is a co-engineering effort between @PlayStation and… pic.twitter.com/De9HWV3Ub2
— Jack Huynh (@JackMHuynh) July 1, 2025
Huynh destaca que o processo de co-engenharia entre as duas empresas já está em andamento, mas seus resultados devem aparecer apenas a longo prazo – possivelmente no próximo console da Sony, o aguardado PlayStation 6.