Já faz algum tempo desde que os lançamentos começaram a ser vendidos por 70 dólares. Embora o aumento tenha sido criticado no exterior, ele foi rapidamente aceito. No Brasil, os preços flutuam entre R$ 350 e R$ 450, dependendo da publisher envolvida. Mas se a situação já era ruim, está prestes a piorar.
Com o anúncio do Switch 2, a Nintendo divulgou oficialmente o preço dos jogos de sua nova geração, e a recepção não foi nada boa. Mario Kart World, o mais novo título da franquia, custará 80 dólares na versão digital e, pasmem, 90 dólares na versão física.
Curiosamente, Donkey Kong Bananza, uma das outras grandes novidades do evento, manterá o valor de 70 dólares na versão digital, o que pode indicar que a Nintendo ainda está “testando o terreno”. Como Mario Kart World certamente venderá horrores independentemente do preço, a empresa optou por lançar com valores mais altos.
Esse aumento pode trazer sérias discussões. Pulamos dos 60 dólares para 80 dólares em pouquíssimo tempo, e com GTA 6 no horizonte, é possível que vejamos lançamentos chegando na faixa dos 100 dólares. Cada vez mais, os jogos vão se tornando menos acessíveis, especialmente em países com uma economia instável, como o Brasil.
Resta saber como as grandes empresas da indústria dos games reagirão a essa nova prática.