Quando pensamos no nome Atelier, é impossível não lembrar de sua principal característica atual: personagens de anime coxudas. Esse fator, que se popularizou com Atelier Ryza, tornou-se uma marca da franquia e certamente impulsionou as vendas do jogo, já que Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout foi o título mais vendido da série em seu lançamento.
Com Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land a caminho, o produtor Junzo Hosoi concedeu uma entrevista ao portal japonês 4Gamer, onde fez uma das declarações mais inusitadas dos últimos tempos: segundo ele, Atelier Ryza fez sucesso entre os fãs por conta da economia.
Hosoi afirmou que personagens mais rechonchudas são comuns em tempos de recessão econômica, enquanto outros tipos de design ganham espaço em períodos de crescimento econômico – o que não é o caso atualmente, especialmente no Japão.
“Esta é apenas minha percepção, mas acho que a economia influencia no tipo de design que se torna popular. Existem certos tipos de personagens que são necessários em tempos de recessão, e outros que só são adotados quando a economia está crescendo. Tendências como uma figura rechonchuda são mais comuns durante uma recessão.”
De acordo com uma informação encontrada pelo site PC Gamer, que traduziu a matéria original, a ideia de Hosoi não é completamente sem fundamento. Segundo uma pesquisa realizada há 20 anos, homens esfomeados tendem a preferir mulheres mais cheinhas, enquanto homens ricos (ou de países economicamente bem-sucedidos) preferem as magras. Definitivamente, o Japão não está passando fome no momento, mas a teoria sugere que a preferência por certos tipos de corpo pode variar conforme a economia do país – seja lá qual for a lógica por trás disso.
Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land chega em 20 de março para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.