No dia 12 de abril, tivemos a oportunidade de conferir mais detalhes sobre Marathon, o novo extraction shooter da Bungie – desenvolvedora conhecida por Halo e Destiny. No entanto, a recepção geral não foi das melhores. Muitos criticaram o jogo por parecer genérico e sem alma, apesar da direção de arte interessante.
As críticas foram tão intensas que teriam abalado a própria Bungie. Segundo a Forbes, a liderança da empresa ficou preocupada com a repercussão negativa e, por isso, decidiu revogar o NDA do alpha fechado, permitindo que gameplays fossem divulgadas publicamente.
Após a reação à revelação da gameplay, a liderança ficou nervosa, mas tentou tranquilizar as equipes. No final das contas, eles imaginaram que mudaria a narrativa se o NDA fosse revogado (também estou vendo um monte de códigos sendo divulgados, além de códigos de amigos, então me pergunto quantas “rejeições” do Alpha acontecerão). De fato, parece ter ajudado.
A intenção inicial do alpha fechado era justamente permitir que um número limitado de jogadores testassem o jogo sem quebrar a experiência, controlando o volume e o tipo de feedback recebido de forma mais estratégica.
Ainda segundo a Forbes, Marathon deve ser lançado por cerca de 40 dólares, assim como Helldivers 2 e o polêmico Concord. A decisão de adotar esse modelo de monetização já estaria consolidada, tornando inviável uma mudança para o formato gratuito neste estágio, já que o projeto foi concebido com foco em um modelo pago.
Por fim, um beta aberto de Marathon está previsto para agosto, aproximadamente um mês antes do lançamento oficial, marcado para 23 de setembro. O jogo chegará ao PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.