Relatório sugere prazo de validade para jogos em Early Access

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

Em 2013, a Steam lançou seu serviço de Early Access, abrindo um novo leque de possibilidades tanto para jogadores quanto para desenvolvedores. A proposta era simples: permitir que os estúdios recebessem feedback contínuo enquanto os jogadores já aproveitavam o jogo antes da versão final. Desde então, milhares de títulos chegaram à plataforma por meio do acesso antecipado – muitos deles, inclusive, nunca atingiram a versão 1.0.

Agora, um relatório da NewZoo (via Insider Gaming) trouxe dados interessantes sobre o ciclo de vida dos jogos em Early Access. O estudo analisou a relação entre o tempo de permanência nessa fase e a retenção de novos jogadores três meses após o lançamento oficial.

O gráfico divulgado mostra que jogos que ficam entre 4 e 9 meses em Early Access conseguem reter cerca de 2 milhões de jogadores após a versão final. No entanto, quanto mais tempo passa, piores são os resultados: entre 10 e 12 meses, a média cai para 1 milhão de jogadores, e entre 19 e 21 meses, despenca para menos de 500 mil.

Outro ponto levantado pela NewZoo é que a maioria dos jogos praticamente não cresce após a chegada da versão 1.0. Ou seja, grande parte do impacto e do sucesso comercial está atrelada ao lançamento inicial em Early Access.

Ainda assim, a prática continua sendo valiosa para os desenvolvedores que buscam refinar sua obra com base no feedback da comunidade. Existem inúmeros casos de sucesso que mostram como o formato pode impulsionar franquias inteiras – embora também não faltem exemplos de projetos que acabaram estagnados pelo caminho.

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