ReSetna é um Metroidvania com temática sci-fi, ambientado em um mundo pós-apocalíptico fragmentado, onde a vida orgânica já desapareceu há muito tempo. Lançado em 31 de janeiro de 2025, o jogo marca a estreia do estúdio croata Today’s Games, formado por veteranos da indústria. A proposta é trazer um combate fluido aliado a sessões de plataforma desafiadoras e bem implementadas. Vamos conferir o que ReSetna tem a oferecer!
Reinicie nosso futuro
ReSetna é uma robô de combate altamente avançada, projetada para operar em condições extremas e equipada com tecnologia de ponta. Após permanecer desativada por um longo período, ela é despertada pela inteligência artificial APEX, um sistema unificado que monitora o que restou do mundo. Seu despertar, no entanto, não é por acaso: uma ameaça emergente conhecida como Signal está corrompendo máquinas, infectando sistemas e empurrando o que restou da civilização para um colapso ainda maior.
O Signal é uma frequência digital enigmática, capaz de infectar robôs e transformá-los em entidades hostis e irracionais. Seu impacto cresce rapidamente, representando uma ameaça não apenas para as máquinas sobreviventes, mas também para o próprio equilíbrio da vida mecânica. Para conter essa crise, ReSetna precisa embarcar em uma jornada perigosa, explorando zonas devastadas, instalações abandonadas e enfrentando inimigos cada vez mais poderosos.
Durante sua missão, ela conta com a ajuda de IXA, um drone multifuncional que fornece suporte tático, coleta informações e auxilia em combate. Juntos, eles precisam não apenas deter o avanço do Signal, mas também desvendar os mistérios por trás dessa ameaça e entender o verdadeiro propósito de sua própria existência.

Somos indivíduos, não unidades!
O combate de ReSetna é simples, mas bem estruturado, oferecendo ao jogador um pequeno arsenal de três armas principais, cada uma com características e estilos de luta distintos. A lança se destaca por golpes em área devastadores, capazes de causar um alto dano aos inimigos ao redor. Já as lâminas duplas oferecem ataques rápidos e fluídos, permitindo combos velozes, embora com um dano mais modesto. Por fim, a grande espada funciona como um meio-termo entre as outras duas opções, combinando força e cadência. Essa última ainda possui uma habilidade específica que a transforma em uma arma de longo alcance, permitindo disparar feixes de luz contra os oponentes.
Outro ponto interessante é o sistema de habilidades, que se destaca pela criatividade. Cada nova habilidade adquirida, chamada de Chips, é representada por um formato semelhante às peças de Tetris, e o jogador precisa organizá-las corretamente para otimizar sua disposição. A mecânica adiciona um elemento estratégico à progressão, incentivando a melhor distribuição do espaço disponível para desbloquear o máximo de recursos possíveis.
Além disso, como um bom Metroidvania, ReSetna incorpora as mecânicas clássicas do gênero, como o pulo duplo, escalada de parede e o tradicional dash, essenciais para a movimentação ágil e exploração do mundo do jogo. Os confrontos contra chefes, embora não sejam numerosos, trazem desafios intensos e exigem domínio tanto das habilidades de combate quanto das técnicas de movimentação para que o jogador consiga se sobressair.

Protocolo ReSet
A direção de arte do jogo usa cores escuras para destacar a desolação e o mistério, com tons sombrios e iluminação que acentuam o clima de mistério e perigo no jogo. O design dos personagens e inimigos são bem detalhados, incorporando elementos mecânicos e tecnológicos que complementam a narrativa de um universo que está há anos sem vida orgânica. Além disso, a trilha sonora combina elementos orgânicos e sintéticos, criando uma atmosfera sonora que complementa e intensifica a estética visual do jogo.

Nem tudo são flores
Infelizmente, ReSetna teve grandes problemas na sua semana de lançamento, prejudicando demais a progressão dos jogadores durante a jornada. Uma das falhas mais críticas simplesmente deletava o save automático e manual do jogador no momento da morte do personagem. Além disso, problemas como o desaparecimento de chaves de acesso para fases superiores, bem como habilidades específicas do personagem, foram recorrente durante minha experiência.
Até o momento desta análise, os desenvolvedores estão soltando atualizações diárias para consertar os problemas do jogo e realizar um polimento geral da experiência.
Conclusão
Para um primeiro título do estúdio, ReSetna é um projeto bem executado, com um combate satisfatório, uma história simples, mas bem estruturada, e uma ambientação cativante. O jogo retrata com competência um mundo pós-apocalíptico fragmentado, mas seus problemas técnicos comprometem a experiência. É frustrante ver o potencial do jogo ser ofuscado por falhas evitáveis, e a falta de polimento em alguns aspectos prejudica o aproveitamento do jogador. Se os desenvolvedores conseguirem corrigir esses problemas, ReSetna pode se tornar uma adição valiosa ao gênero Metroidvania.
Esta análise é baseada na cópia de PC fornecida pela parceira Nuuvem.