Na última semana, um trio de desenvolvedores ficou conhecido na internet por sua tentativa de trazer o infame Concord, da PlayStation, de volta à vida. Com um vídeo postado no YouTube demonstrando a gameplay em ação e um formulário para recrutamento de interessados nos testes, o projeto tinha tudo para preservar um dos títulos mais polêmicos da história – mas, é claro, não poderia ser tão fácil assim.
Conforme notado por usuários, o vídeo exibindo a gameplay no servidor customizado criado pelos devs foi removido do YouTube a pedido de “MarkScan Enforcement”. Segundo o site TheGamePost, trata-se de uma empresa focada na “proteção de ativos digitais” que trabalha junto à Sony, e que também foi responsável por derrubar vídeos de Bloodborne Demake e outros projetos de fãs.
No Discord do projeto, agora nomeado como FWDelta, o desenvolvedor Red destacou que os convites para testes no servidor customizado foram pausados por tempo indeterminado, já que a equipe teme ações legais por parte da Sony. Vale destacar que os desenvolvedores não permitem arquivos obtidos de forma ilegal em seu servidor e darão prioridade àqueles que adquiriram o jogo legalmente por meio da Steam – justamente para evitar qualquer problema jurídico.
Esperamos que a Sony deixe o projeto seguir em frente, pois, independentemente do fracasso de Concord, trata-se de um pedaço da história que foi perdido por incompetência e que seria muito importante trazer de volta.



