Ontem (3), a Rússia oficialmente bloqueou o Roblox, popular plataforma de jogos americana bastante presente na vida das crianças atualmente. A ação foi movida pela Roskomnadzor, órgão russo responsável pelo controle de mídia e telecomunicações no país.
O movimento foi relatado pela Reuters, que destacou que o bloqueio foi motivado por “materiais extremistas” e “conteúdo LGBT”. Vale lembrar que, na Rússia, ambos estão no mesmo grupo, já que, em 2024, o país incluiu o movimento LGBT internacional na lista de organizações consideradas terroristas.
Representantes do Roblox responderam à ação, afirmando que respeitam as leis locais, mas reforçando que a plataforma oferece um espaço positivo de interação entre os jogadores – algo que, por outro lado, também é alvo de polêmica devido à quantidade de predadores presentes no jogo.
No entanto, o Roblox não foi a única plataforma bloqueada. Os aplicativos FaceTime, da Apple, e Snapchat também foram barrados pela Roskomnadzor, sob alegação de contribuírem para a organização de ataques terroristas. Há ainda ameaças direcionadas ao WhatsApp, e um possível bloqueio futuro não está descartado.



