Em busca do seu primeiro título, a equipe Invictus Gaming da China, conquistou o primeiro lugar do Campeonato Mundial de League of Legends, após sua vitória contra a equipe da Europa, Fnatic.
Contrariando muitas expectativas, a equipe chinesa não se sentiu pressionada e disparou estratégias que surpreenderam e neutralizaram seu adversário. As previsões apontavam que esta final terminaria em MD5, o melhor de cinco partidas, porém, a superioridade da Invictus desequilibrou a competição, que por sua vez, acabou no terceiro jogo.
Essa foi a primeira vez que um time chinês conseguiu vencer um Mundial e levou o título para a LPL (League of Legends Pro League), da China. Junto com a taça, a equipe Invictus Gaming levou o prêmio de US$ 843 mil, que equivale a praticamente R$ 3 milhões.
A final do campeonato mundial de League of Legends 2018, já em sua oitava edição, aconteceu na cidade de Incheon, Coreia do Sul, no dia 3 de novembro às 5h, horário de Brasília.
A fase de entrada do Worlds, revelou ao mundo o “LOL parque”, um espaço com arena para 500 torcedores, museu, área de convivência, loja, lanchonete e lan house, um verdadeiro parque de diversões para os amantes de league of legends. Além disso, o público deste ano foi um show à parte, torcedores de diversos países foram para Coréia conferir os melhores jogadores de lol do mundo.
O evento foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Riot Games no Youtube e na Twitch. O canal da Sport tv também fez essa transmissão em tempo real.
Sobre o mundial de League of Legends
A última vez que uma equipe do ocidente se tornou finalista do torneio foi na primeira edição de 2011, com a própria equipe da Fnatic sendo campeã, derrotando a equipe Against All Authority (EUA). Já nos anos posteriores, houve uma dominância das equipes da Ásia. Sendo as últimas equipes campeãs: Taipei Assassins (Taiwan), SKT (Coreia), SSW (Coreia) e SSG (Coreia).
De 2011 para cá, a equipe brasileira, KaBuM! e-Sports, se consagrou como a única equipe do brasil já classificada para um Mundial de League of Legends duas vezes. Além de ter disputado em 2014, a equipe se classificou também para a edição de 2018 e teve uma estreia difícil, acabou perdendo as duas primeiras partidas. Na primeira contra a equipe Cloud9 e na segunda contra os japoneses da DetonatioN FocusMe. Antes de deixar o campeonato, o time brasileiro jogou novamente contra o time da DetonationN e garantiu uma vitória. Porém, em um segundo jogo contra a equipe da Cloud9, os brasileiros levaram a pior e foram eliminados do torneio.
Público, prêmios e transmissão
Com um público cada vez mais crescente, o campeonato mundial de League of Legends, por muitas vezes, é maior que em finais da NBA. De acordo com a Riot Games, criadora do League of Legends, o campeonato do ano passado (2017) superou os anos anteriores e alcançou um pico de 80 milhões de espectadores. Além disso, o campeonato bateu o recorde de espectadores únicos, saltando de 43 milhões em 2016, para 57 milhões em 2017.
Embora a audiência de 2017 tenha batido recordes de espectadores, a premiação não superou a do ano anterior. No ano de 2016 a premiação total foi de US$ 5 milhões, enquanto em 2017 foi um pouco menor, chegando a US$ 4.946 milhões. Para esse ano, os dados ainda não foram divulgados, mas estima-se que este valor não se limita à menos que US$ 4,5 milhões, o que equivale à aproximadamente R$ 18 milhões.
De acordo com as informações divulgadas pela Riot Games, a premiação total distribuída pelo Mundial de LOL, nas últimas sete edições disputadas, já alcança o valor de US$ 18 milhões, R$ 73 milhões, de acordo com a conversão. Condições como essas já atraem o investimento de marcas muito conhecidas no Brasil, como Cola-Cola, NetShoes, Red Bull, Mastercard, Sky, Gillette, Ponto Frio, entre outras.
Apesar do crescimento expressivo deste mercado, a Riot Games não lucra com eSports, afirma Derrick “FearGorm” Asiedu, líder global da empresa. Em sua afirmação, FearGorm revela o gasto de mais de 100 milhões de dólares que a empresa teve nos últimos anos com eSports. Segundo ele, os custos vêm aumentando cada vez mais desde o Mundial que aconteceu de 2011.
Você já pode apostar em League of Legends e outros eSports pela internet
Permitindo que as pessoas ganhem dinheiro com o League of Legends sem nem mesmo jogar, as apostas em eSports vêm movimentando o mercado de apostas online, que apresenta um crescimento cada vez maior. Sem nem mesmo sair de casa, é possível lucrar e, ao mesmo tempo, se divertir com o game.