Projetos feitos por fãs baseados em franquias de videogames geralmente estão em terreno instável na era moderna, com muitas empresas obrigadas a desligar jogos de fãs para proteger sua propriedade intelectual. A Sega geralmente tem sido mais quanto a isso, e Katie Chrzanowski, Gerente Associada de Influenciadores da Sega of America, recentemente entrou em contato com os fãs da Sonic no Twitter para tratar do assunto.
Chrzanowski afirma que a empresa geralmente não tem problemas com jogos de fãs do Sonic, desde que não sejam monetizados. Ela fornece a ressalva de que, “por razões legais”, pode haver exceções ocasionalmente.
Hey Sonic fans – I appreciate you all reaching out with concerns over fan games and monetization!
So long as no profit is involved, there is usually* no issue with y'all using our blue boy to hone your art and dev skills.
*((for legal reasons I can't promise all content is ok))
— Katie – MiniKitty (@KatieChrz) May 10, 2021
Olá fãs de Sonic – Eu aprecio que todos vocês tem se perguntando e preocupado sobre jogos de fãs e monetização!Enquanto nenhum lucro estiver envolvido, geralmente não há problema com vocês usando nosso garoto azul para aprimorar suas habilidades de arte e desenvolvimento.
*((Por razões legais não posso prometer que todo o conteúdo está ok))
A abordagem aberta da Sega para abraçar projetos de fãs aparentemente funcionou bem para a empresa, como evidenciado pelo clássico moderno Sonic Mania. O jogo foi desenvolvido por Christian Whitehead que, antes de sua estreia oficial no Sonic, era um membro proeminente da comunidade de fan-games do Sonic. Quando Whitehead se aproximou de Sega com seu protótipo “Sonic Discovery”, a empresa foi altamente receptiva e permitiu que ele liderasse o desenvolvimento em um jogo oficial. Sonic Mania, que premiamos um 9/10 em nossa revisão, é comumente considerado como um dos maiores títulos do sonic nos últimos anos.