Dragon Age: The Veilguard foi lançado em outubro de 2024, e rapidamente se tornou odiado por uma grande parcela dos jogadores. Embora possua seus pontos positivos, sua narrativa foi considerada bem aquém dos outros jogos da franquia, além de toda a polêmica envolvendo pronomes neutros. O jogo ficou abaixo das expectativas da EA, atingindo apenas 50% dos jogadores esperados.
Durante sua chamada financeira trimestral, o CEO da EA, Andrew Wilson, abordou o fracasso de Dragon Age: The Veilguard, assumindo que jogadores buscam cada vez mais “recursos de mundo compartilhado e engajamento mais profundo”, motivo que fez Veilguard ficar abaixo de outros títulos num mercado tão competitivo.
“Para ir além do público principal, os jogos precisam se conectar diretamente às demandas em evolução dos jogadores que buscam cada vez mais recursos de mundo compartilhado e engajamento mais profundo, juntamente com narrativas de alta qualidade nesta categoria amada. Dragon Age teve um lançamento de alta qualidade e foi bem avaliado pelos críticos e por aqueles que jogaram; no entanto, não ressoou com um público amplo o suficiente neste mercado altamente competitivo.”
Como muitos sabem, Dragon Age: The Veilguard teria elementos live service inicialmente, que foram prontamente removidos após o fracasso monumental de Anthem. Ao que tudo indica, a EA se arrependeu dessa decisão.
Agora, com Dragon Age em hiato após seu fracasso, fica a duvida: será que a EA fará a loucura de inserir elementos live service no próximo Mass Effect? Esperamos que não.