Seleção Cabelística de Jogos Mostrados nos Eventos da Nao-E3 2022

Lucas Rodrigues
9 min de Leitura

Algumas semanas atrás aconteceu a “Semana do Dia dos Namorados Gamer” ou também a “Não-E3”, que foi a semana onde várias conferências aconteceram em conjunto, pelo costume de que nessa mesma época do ano acontecia a E3 e seus eventos (quando ainda existia).

Posso dizer que essa “Não-E3” ficou dividida da seguinte forma: Os eventos das empresas grandes que não tinham muita coisa para anunciar mas também não enrolaram; Os de Indies que deram uma surra nos eventos grandes em qualidade e quantidade; e os eventos da Capcom e da PC Gaming Show. E imagino que com tanta coisa para ver talvez tenha deixado passar alguma conferência, ou tenha esquecido de salvar os jogos que teve interesse. Por isso eu, Cabelo, trago essa lista cabelística com uma seleção dos jogos que me interessaram de alguma forma. Tentei ser o mais equilibrado possível (mesmo que esteja recheada de FPS a lista), mas aqui você vai encontrar bastante coisa de vários gêneros e estilos diferentes, espero que gostem.

Top 10 Cabelo Games

Mas antes, deixo aqui um Top 10 com os jogos que mais me chamaram a atenção. Uma lista completamente pessoal, não necessariamenteo do pior para o melhor, Mas aquilo provavelmente vou jogar quando sair.


Tudo que eu preciso dizer sobre este jogo está contido nesse vídeo, obrigado.

A primeira coisa que é de se pensar quando se olha para Midnight Fight Express é: Parece Hotline Miami. E eu respondo, sim, mas é muito mais que isso. Joguei a demo que foi disponibilizada quando mostraram o jogo na Summer Games Fest, e posso dizer que é um baita de um game.

A princípio, eu diria que está mais para um “Sifu Isométrico” do que Hotline Miami. O Foco aqui é na porradaria, as armas tem muita pouca bala e nem sempre está disponível nas fases, parry e rolagem tambem estão presentes. Os sistemas de gameplay são complexos o suficiente para existir estilos variados de combate, cada jogador deve preferir uma abordagem diferente, e a arvore de habilidades expande ainda mais isso.

Numa num passado sombrio onde existia Bloodbath Kavkaz, ver jogos que se inspiraram em Hotline Miami não sendo apenas uma cópia sem muita criatividade do mesmo é bastante satisfatório, e digo ainda mais, eles estão começando a superar suas influencias (vide Katana Zero). Estou bem ancioso para Midnigth Fight Express, a demo já me convenceu do potencial enorme que o jogo pode ter.

Do pouco que foi mostrado, COCOON chama atenção principalmente pelo seu visual. Tudo parece ser meticulosamente arquitetado, com animações perfeitamente arranjadas. Idealizado pelo Lead Game Design da Playdead (Conhecida por Limbo e Inside), busca trazer uma proposta mais “Orgânica”, algo meio Solarpunk/Biopunk. Tem um momento no trailer que é de pular da cadeira em que o personagem principal entra em um portal e em questões de segundos é levado para um outro lugar completamente diferente (PS5 tem inveja do SSD especial que tá rodando isso aí).

Com nomes famosos em jogo, não é de se espantar a qualidade que possui. Brincar com bolas nunca pareceu tão mágico e divertido quanto em COCOON.

Mais um com nome conhecido. Gloomwood é o próximo jogo da mente nostálgica de David Szymanski, que era conhecido por alguns projetos pequenos de terror, como Iron Lung, mas recentemente tem ganhado os olhos dos fãs de FPS de todo mundo com DUSK. Depois do ultimo título de sucesso extrondoso, decidiu continuar na veia de “FPS Retrô”, agora inspirado em Thief e nos Immersive Sims da Looking Glass.

Esse também tem uma demo disponível, que superou minhas espectativas só com alguns minutos de gameplay. Parece ser aquele tipo de jogo bem “quadrado”, inventário limitado, armas limitadas, resistência baixa, foco em stealth e alguns eventuais puzzles. A maioria das decisões de design estão geralmente ligadas a deixar a gameplay mais “realista”, como um Immersive Sim deve ser.

Gostei do primeiro FPS do criador, com certeza irei jogar o próximo, que está pulando de Quake para Thief, menos correr e atirar e mais pensar e evitar combate. Um total oposto, mas ainda sim muito bem executado.

Não precisa de muitos neurônios para se perceber onde que Soulstice se inspira para os designs. Se voce achava que Dark Souls tinha referências de Berserk demais… te apresento esse jogo.

Lembro vagamente de ter visto o trailer desse game em algum evento passado, e desde a primeira vez simplesmente me apaixonei, Parece ser um baita de um Action RPG. Um Action mais pro lado da Platinum Games e de Hack n Slash japonês, filosofia de design que pra mim não é tão bem aproveitada atualmente. E ver um jogo desses é um alivio, o mundo precisa de mais Action RPG frenético. Se Dark Souls fosse feito pela Platinum provavelmente seria desse jeito. Bastante ansioso para jogar.

Na hora que passou o trailer na PC Gaming Show, ninguém deu muita atenção, culpa tambem de como foi editado o video, que não deixou muito claro sobre como exatamente é o jogo. Mesmo assim, no meu ofício de vasculhador de games, fui atrás para ver, baixei a demo, e acabei tendo uma baita surpresa.

Inspirado por jogos como Portal, The Stanley Parable e The Witness, Backfirewall_ é basicamente um Walking Simulator com alguns elementos de Puzzle, mas é o roteiro que mais se destaca aqui. Os dialogos e as piadas são muito bem escritos, junto com a dublagem que também nao deixa a desejar (Alguém me explica a fixação por sotaque inglês nesse tipo de jogo?), não lembro de legitimamente rir em voz alta em um game desde que joguei os jogos que citei como inspiração na linha de cima. Pra quem gosta do gênero é um prato cheio, assim como os jogos que serviram de inspiração para esse game, recomento jogar sem saber nada sobre, no caso, esperar que saia o jogo mesmo, mesmo a demo sendo curta, apagaria minha memória para jogar de forma pura esse jogo no lançamento.

Bom, posso dizer que tem haver com CyberEspaço, e computadores e celulares… é isso…

 

 

 

Quando apareceu o trailer desse jogo na Future Games Show, minha atenção foi instantaeamente capturada por ele. Zero Losses, Um jogo de terror todo baseado em… dirigir? Confesso que é mais curiosidade do que outra coisa, mas conheço os outros projetos de quem está desenvolvendo esse game e eles sabem muito bem criar ambientação de Terror Psicológico. Fazer isso só com mecânica de veículo é um baita desafio, mas estou intrigado em como vão fazer para deixar essa proposta interessante.

Antes de qualquer coisa, existe um jogo que apresentaram na conferência da Xbox que eu simplesmente amei: Witchfire é um Boomer shooter medieval com magia insanas, feito pelos cara do Painkiller e Bulletstorm. Fica aí a nota por fora já que… bem, é da Epic Games Store.

Mas ok, dada as devidas atenções aos jogos do Top 10, aqui temos a lista completa com tudo que pesquei dos eventos.

Ação

Terror

Casual

 

 

Plataforma 2D/3D

RPG

 

Adventure/Narrativo

 

Puzzle

Survival/Gerencialmento

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