Sindicato da Arkane pede que Microsoft corte laços com o exército israelense

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

A Arkane Studios publicou uma carta conjunta com o Sindicato dos Trabalhadores de Videogames (STJV) pedindo que a Microsoft encerre imediatamente qualquer relação com o exército israelense.

O documento foi divulgado após a campanha de boicote ao Xbox iniciada pelo movimento palestino Boicote, Desinvestimento, Sanções (BDS) em abril de 2025. Segundo o texto, o boicote foi motivado por denúncias de que o exército israelense estaria utilizando serviços de nuvem Azure e tecnologias de inteligência artificial da Microsoft para definir alvos de bombardeio em Gaza.

A Arkane exige que sua dona encerre contratos com as forças de Israel, apoie cessar-fogo em Gaza e garanta liberdade de expressão e segurança para funcionários pró-Palestina. Representantes da francesa afirmam que a postura da Microsoft “compromete os valores de direitos humanos defendidos pela própria empresa” e que o boicote ao Xbox pode reduzir a audiência dos jogos, resultando em riscos para os estúdios.

Até o presente momento, a Microsoft não respondeu publicamente à carta.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário