Durante a gestão de Jim Ryan, a Sony investiu pesado em experiências live service, mas viu essa estratégia ruir após o fracasso monumental de Concord. Com isso, diversos projetos foram cancelados, e a gigante japonesa parece dividida quanto ao futuro desse modelo – mesmo com o sucesso de Helldivers 2.
Durante a última conferência de resultados da empresa (via Insider Gaming), a CFO Lin Tao trouxe informações relevantes sobre o desempenho dos jogos como serviço. Segundo ela, a estratégia não está indo bem, embora algumas mudanças sejam perceptíveis quando se observa o panorama a longo prazo.
Tao destacou que, há cinco anos, o cenário de jogos live service no PlayStation era praticamente inexistente, especialmente se comparado à atualidade. Hoje, títulos como Helldivers 2, Gran Turismo 7, Destiny 2 e MLB The Show contribuem de forma constante para a receita da empresa.
Ainda assim, a executiva reconhece que há espaço para melhorias. Segundo ela, os jogos live service representaram cerca de 40% da receita da Sony no primeiro trimestre, um número expressivo considerando que esse não é o principal foco da empresa. Mesmo assim, ela enfatiza a necessidade de “menos desperdício” nos projetos futuros.
Enquanto isso, a Sony segue investindo em jogos como Marathon, Fairgames e Horizon Online, que continuam em desenvolvimento.