Quem se lembra de Light of Motiram? Anunciado em novembro de 2024, o jogo chamou atenção, não pelo seu conteúdo original, mas pela semelhança gritante com a franquia Horizon, da PlayStation. Seu mundo tomado por máquinas colossais e o estilo visual chamaram a atenção da comunidade e, principalmente, da Sony.
De acordo com a Reuters, a Sony entrou com um processo contra a Tencent em um tribunal federal na Califórnia, alegando violação de direitos autorais e de marca registrada. Segundo a ação, Light of Motiram reproduz diversos elementos centrais de Horizon, com o potencial de confundir os consumidores.
O curioso é que, segundo a Sony, ambas as empresas haviam discutido uma possível colaboração oficial em um jogo da franquia Horizon no ano passado – proposta que foi recusada pela Tencent. Pouco tempo depois, Light of Motiram foi anunciado, apresentando semelhanças em narrativa, jogabilidade e direção artística com a série da PlayStation.
A Sony busca uma indenização financeira e uma ordem judicial que impeça a Tencent de continuar utilizando elementos considerados plágio.