Sony registra patente de tecnologia para bloquear jogos usados

Rodrigo de Souza
3 min de Leitura

A Sony pesquisou e patenteou uma nova tecnologia que pode ser usada para bloquear jogos usados. A patente, vincula os discos dos jogos a contas de usuários.

O jogos que estiverem vinculados à conta de outro usuário podem ser rejeitados. O sistema funciona, de acordo com a patente, anexando uma “tag” a cada jogo. Esta “tag” pode ser lida mesmo sem conexão à internet.

A patente não menciona qualquer sistema específico. Porém, algumas especulações passadas sugerem que a Sony esta interessada em inibir a venda de jogos usados no PlayStation 4.

Na patente, a Sony diz ainda que na indústria é importante repassar o valor das vendas para as desenvolvedoras. Se o jogo for usado, porém, as empresas não recebem nenhum dinheiro. Porém, o mercado de jogos usados faz com que os usuários eventualmente joguem títulos diferentes e experimentem novas franquias, mas que isso também não traz benefício imediato.

Ainda no texto, a empresa diz que se um usuário compra um jogo usado, ele deixa de comprar o jogo novo, fazendo com que a desenvolvedora do jogo deixe de ganhar o dinheiro que ganharia se o jogo fosse novo.

A Sony ainda diz que a patente efetivamente suprimiria o mercado de jogos usados se for utilizada. A tecnologia também pode ser aplicada em outras formas de conteúdo eletrônico como filmes e música. Ou seja, nada de emprestar CDs, DVDs ou Blu-Rays daqui pra frente.

A patente foi aberta em setembro e publicada hoje. O registro não significa necessariamente que a empresa vai realmente bloquear ou de alguma forma proibir os jogadores de jogar jogos usados no PS4 ou qualquer outro aparelho.

O mercado de jogos usados (que é muito grande nos EUA) tem sido alvo de muita polêmica nos últimos tempos, com algumas empresas fazendo forte campanha contra a venda destes jogos. Entre aqueles que deram contra o mercado de jogos usados estão Rasmus Hojengaard, da Crytek; Patrick Bach, produtor executivo de Battlefield 3; Richard Browne, ex-executivo da THQ; David Braben, criador de Elite; Jameson Durall, da Volition e Denis Dyack, fundador da Silicon Knights.

Mas nem todos são contra o mercado de games usados. Matthew Karch, CEO da Saber Interactive disse que bloquear jogos usados seria injusto. Adam Badowski, da Projekt Red (de Witcher), também disse que bloquear jogos usados pode ser uma coisa ruim.

Essa é uma discussão que ainda vai longe. A maior revendedora de games do EUA, a GameStop tem boa parte de sua receita vinda de jogos usados. A GameStop já tomou uma posição de boicotar as empresas que tentem estimular as vendas digitais ou dificultar a venda de usados.

Vamos ver o que sai daí, mas é preocupante a situação…

 

 

Compartilhe esse artigo
Follow:
Game Designer, Professor e Pai (Não nessa ordem). Gamer também, quando dá tempo.
15 Comments
  • Sony=Merda

    Depois the chegada the Microsoft na indústria de games a Sony não deu conta de acompanhar, nada de inovação, e agora vem com essa notícia de bloquear jogos. Ela deve fazer assim como a Sega fez: produzir apenas jogos, ou quem sabe abandonar totalmente esse tipo de indústria.

  • Se a sony planeja isso mesmo, o único motivo que me vêm a cabeça é que ela quer garantir títulos exclusivos de outras empresas para si com a garantia de maior retorno para as empresas, mas creio que se isso for posto em prática vai estimular a pirataria no console e vai por tudo por água abaixo.

  • Desde que o capitalismo existe as pessoas compram e vendem produtos usados, e agora a Sony vai tentar proibir seus clientes de fazerem isso? Porque não gastam a grana que gastaram com essa tecnologia pra fazer jogos melhores e mais baratos? Porque se a Sony está falindo não é por causa dos jogos usados, é porque ela não lança mais jogos decentes.

    Eu me recuso a comprar um videogame que tenha isso. O jogo que eu comprei é meu, e só eu tenho direito de decidir o que fazer com ele.

  • A EA já faz isso com o PASS ONLINE. Compramos os jogos a preços absurdos mas não somos donos dos mesmo, um ABSURDO! Sempre houve venda e trocas de games usados deste o Master System. Só fico com jogos que são bons já aqueles que só são Marketing e depois Bomba, negocio mesmo! XBOX360 só é popular por ser pirateado e isso não é parâmetro pra dizer que é melhor. Se ele vier com um sistema robusto de segurança vão fazer o mesmo e reclamar por não poder piratear e trocar jogos.
    Nessa geração, sempre tive medo dos jogos serem lindos visualmente mas péssimos e medianos em jogabilidade e diversão.

  • Muito legal isso , ou seja os humildes trabalhadores do nosso Brazil , que trabalharam horas á fio para comprar um jogo original de Ps3 ou Xbox360 vão fazer o que agora com tanto dinheiro escorrendo pelo ralo. Acabaram levando um tiro pelas costas pagando juros absurdos por um jogo novo , ou economizando um pouco e comprando um jogo usado… Na minha opinião com certeza se os rumores de internet permanente e bloqueio de jogos USADOS forem reais , os técnicos terão um grande trabalho pela frente DESBLOQUEANDO PS4 E XBOX 720 , INFINIT, GOLD ou seja qual nome for… Onde eles estão com a cabeça afinal se eu comprei é meu e ninguém tem o direito de dizer o que vou fazer com o que é meu… Certo! Tenho um xbox Slim com Jtag e pelo jeito vai ser o ultimo console que vou ter , lá se vão 20 anos de experiência em games… MAS EU TENHO COM TUDO UM PENSAMENTO QUE TUDO ISSO SERÁ SÓ UM TESTE E SE NÃO DER CERTO ELES LANÇARÃO UMA ATUALIZAÇÃO PARA OS CONSOLES E TIRARÃO O BLOQUEIO DE JOGOS USADOS… AFINAL VAI QUE DÁ CERTO! ELES IRÃO GANHAR MUITO MAIS DINHEIRO OK.. SÓ NÃO O MEU!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *