Square Enix envia carta à Ministra Marta Suplicy

Rodrigo de Souza
4 min de Leitura

Carta Square Enix

Pra quem não acompanha o mercado brasileiro de games, há poucas semanas a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, aprovou o vale-cultura, um incentivo do governo (no valor de R$ 50)  para que o grande público consuma cultura como cinema, teatro, museus, etc.

O mercado de games, claro, também queria entrar na jogada e através de Moacyr Alves (presidente da Acigames) , fez um pedido à Ministra para que os games também fossem contemplados pelo vale.

A Ministra, infelizmente, não apenas recusou como também declarou publicamente que “Video-Games não são cultura”.

Hoje, a Square Enix mandou para a Ministra uma cópia de um Artbook assinado por Yoshitaka Amano e o CD Distant Worlds, com grandes temas da série em versões orquestradas, junto com uma carta de teor ainda desconhecido, mas que provavelmente esclarece para ela que games são não apenas arte, mas extremamente importantes como fator cultural.

Obviamente é de interesse da Square Enix que o governo brasileiro reconheça o valor dos games e o quanto são importantes não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

A carta, o livro e o CD serão entregues em mãos à Ministra pelo próprio Moacyr.

Veja a carta na íntegra abaixo:

 

Carta transcrita:

“À
Exmª. Sra. Ministra da Cultira Marta Suplicy

Nós, da SQUARE ENIX Latin America, gostaríamos de presenteá-la com alguns itens de nossa criação para vosso conhecimento e apreciação dos mesmos.

O grupo SQUARE ENIX ostenta um amplo portfólio de propriedade intelectual, incluindo: FINAL FANTASY, que vendeu mais de 100 milhões de unidades pelo mundo, DRAGON QUEST, que vendeu mais de 58 milhões de unidade e TOMB RAIDER, que vendeu mais de 35 milhões de unidades mundialmente. Além disso, temos outros produtos bem estabelecidos como: DEUS EX, HITMAN, KINGDOM HEARTS, e o clássico SPACE INVADERS. O grupo SQUARE ENIX continua a expandir os limites da criatividade e inovação provendo produtos, serviços e conteúdos de alta qualidade de entretenimento e cultira.

O material que está recebendo contém primeiramente um CD chamado Distant Worlds: Music from Final Fantasy, que é um álbum com a gravação da música orquestral da série de videogames Final Fantasy. O álbum contém uma sele~]ao de músicas dos jogos, compostas por Nobuo Uematsu, e performada pela Orquestra Filarmônica Real de Estocolmo. Foi gravado em Agosto de 2007 no Stockholm Concert Hall, antecendendo a turnê de shows, que se iniciou em Estocolmo em 4 de Dezembro de 2007 e que segue em turnê mundial atualmente, já passando por mais de 40 cidades em todo o mundo.

Segue também um artbook feito por Yoshitaka Amano, com a arte de Final Fantasy baseada na cultura japonesa chamado Japan. Yoshitaka Amano é um artista japonês renomado, conhecido por seu trabalho como artista, ilustrador de personagens, e trabalhos com teatro e cinema japonês. Ele foi responsável pela adaptação de Speed Racer para animação, sendo também o criador de personagens icônicos e influentes, como Gatchman, Tekkman, Hutch the Honeybee e Casshan. Porém, um de seus trabalhos mais reconhecidos são suas ilustrações para a aclamada franquia de videogames Final Fantasy.

Esperamos que seja de vosso apreço o material que estamos enviando e ficamos à disposição para qualquer contato de vosso interesse.

Atenciosamente,
#
Igor Inocima
Gerente Geral
SQUARE ENIX LATIN AMERICA”

Compartilhe esse artigo
Follow:
Game Designer, Professor e Pai (Não nessa ordem). Gamer também, quando dá tempo.
17 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *