Com a chegada do Nintendo Switch 2, diversos desenvolvedores e publicadoras começaram a lançar seus jogos para o novo console. A antiga barreira de desempenho – uma das maiores limitações do primeiro Switch – foi superada, já que agora a Nintendo conta com um hardware comparável ao de um PS4 Pro. No entanto, nem tudo parece estar saindo como esperado.
O site The Game Business reuniu algumas estatísticas interessantes. Nos Estados Unidos, 62% dos jogos físicos vendidos na semana de lançamento do Switch 2 foram títulos first-party, enquanto no Reino Unido esse número foi de 48%.
Em comparação, o Switch original atingiu impressionantes 81% de vendas first-party nos EUA em sua semana de estreia, deixando pouquíssimo espaço para os jogos third-party – que, convenhamos, nunca foram o ponto forte da Nintendo naquela época.
Apesar de os números indicarem uma melhora em relação ao primeiro modelo, a realidade parece um pouco diferente. Segundo o The Game Business, os lançamentos third-party no Switch 2 não tiveram uma boa estreia. Uma publicadora – que preferiu não se identificar – afirmou que os resultados ficaram abaixo das expectativas, mesmo com as vendas expressivas do novo console.
Outro ponto levantado é que os números podem ser enganosos. Ao incluir o bundle de Mario Kart World na equação, quase 80% dos jogos vendidos no Switch 2 são first-party, mais uma vez deixando pouco espaço para o crescimento das produções externas.
Entre os destaques third-party, Cyberpunk 2077 liderou as vendas no lançamento do Switch 2, com Yakuza 0: Director’s Cut também se sobressaindo – colocando a SEGA entre as três publicadoras com melhor desempenho.
Agora, resta saber como esses dados vão influenciar a decisão de desenvolvedores e publicadoras quanto à presença de seus jogos na nova plataforma da Nintendo.