Recentemente, a CD Projekt Red apresentou uma tech demo de The Witcher 4 rodando a 60 fps com ray tracing habilitado no PlayStation 5 base, surpreendendo muitos jogadores – mesmo que o material não se trate de uma gameplay de fato.
Tudo indica que a desenvolvedora polonesa almeja os 60 fps como taxa base em todos os consoles. No entanto, essa meta não será fácil de alcançar. Em entrevista à Digital Foundry, o vice-presidente de tecnologia da CD Projekt Red, Charles Tremblay, afirmou que atingir essa performance no Xbox Series S será um grande desafio, e o estúdio ainda estuda maneiras de viabilizar essa possibilidade.
“Eu diria que 60 FPS definitivamente será extremamente desafiador no Series S, digamos apenas que isso é algo que precisamos descobrir.”
Embora o Xbox Series S consiga rodar diversos jogos a 60 fps – e, em alguns casos, até 120 fps –, isso geralmente exige o uso de técnicas como resolução dinâmica, que sacrificam qualidade visual em troca de estabilidade. Em The Witcher 4, a situação se complica ainda mais com o uso obrigatório de ray tracing, um recurso pesado que já demonstrou suas limitações no Series S, como visto em DOOM: The Dark Ages.
The Witcher 4 ainda não tem uma data de lançamento oficial, mas, segundo a própria CD Projekt Red, o jogo deve chegar somente após 2027.