Lançado em outubro de 2005, Shadow of the Colossus celebra duas décadas como uma das criações mais marcantes de Fumito Ueda e do estúdio GenDesign. A obra, reverenciada desde a época do PlayStation 2, continua a ser lembrada por sua atmosfera única e sua abordagem minimalista de narrativa e design.
Durante as comemorações de 20 anos, Ueda concedeu uma entrevista ao Denfaminicogamer, na qual revelou curiosidades sobre o início do projeto. Segundo ele, o conceito original de Shadow of the Colossus surgiu de um protótipo apresentado em um DVD que acompanhava as reservas japonesas de ICO. Nesse vídeo, era possível ver vários jogadores cavalgando lado a lado para enfrentar uma criatura gigantesca , uma ideia que, inicialmente, apontava para um jogo multiplayer cooperativo.
O criador explicou que sempre teve interesse em desenvolver uma experiência online onde várias pessoas pudessem colaborar para alcançar um objetivo comum. Contudo, as limitações técnicas da época impediram a equipe de implementar essa visão. Após avaliar as possibilidades, o estúdio decidiu abandonar o elemento multiplayer e focar em uma jornada singleplayer, decisão que acabou definindo o DNA do clássico que conhecemos hoje.



