Versão cancelada de Splinter Cell se tornou XDefiant, revelam desenvolvedores

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

Um novo relatório revelou que a Ubisoft chegou a desenvolver uma nova entrada da franquia Splinter Cell, mas o projeto acabou se transformando no que viria a ser XDefiant. A informação foi compartilhada por Nick Herman, cofundador da AdHoc Studio (sim, o estúdio de Dispatch) e ex-desenvolvedor da Telltale, que trabalhou no jogo durante seu período na gigante francesa.

Segundo Herman (via Bloomberg), ele e sua equipe estavam empolgados com a oportunidade de revitalizar Splinter Cell, que já estava há anos sem um título inédito. No entanto, a Ubisoft rapidamente mudou de rumo e exigiu que o jogo se tornasse um live service, seguindo as tendências de mercado: “Eu estava tão animado para fazer parte disso e ajudar a revitalizar a franquia. Tentamos fazer um Splinter Cell narrativo live service… Fizemos vários protótipos legais, mas nada funcionava”.

O projeto, que inicialmente seria um jogo de stealth narrativo inspirado nas aventuras de Sam Fisher, acabou se desviando para um shooter competitivo – que anos mais tarde seria lançado como XDefiant. Sim, aquele mesmo, que mal chegou ao mercado e logo foi morto pela Ubisoft.

Após as mudanças drásticas de direção, Herman e seus colegas deixaram a Ubisoft e fundaram a atual AdHoc Studio, responsável pelo recém-lançado e aclamado Dispatch, um jogo narrativo de heróis no estilo Telltale.

Com isso, fica mais fácil entender por que Splinter Cell está tanto tempo sem receber um novo título. Quando a Ubisoft finalmente tentou reviver a franquia, optou por mergulhar no mundo dos live services e abandonou a proposta original. Agora, resta aguardar Splinter Cell Remake, em desenvolvimento pela Ubisoft Toronto – ainda sem previsão concreta de lançamento.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário