Yoko Taro, criador de NieR, junto a Hideki Kamiya, conhecido por Bayonetta, participaram recentemente de um painel na G-CON 2025. Segundo o 4Gamer (via Automaton), os dois desenvolvedores aproveitaram o encontro para discutir suas abordagens de design e comentar sobre seus métodos de criação.
Quando o assunto passou para seus projetos atuais, Kamiya revelou que o estúdio CLOVERS está profundamente focado no desenvolvimento da continuação de Ōkami, além de investir no crescimento da equipe. Já no caso de Yoko Taro, o cenário é bem mais nebuloso, e sua rotina tem sido tão discreta que a comunidade transformou a brincadeira “Yoko Taro não trabalha” em meme recorrente. Dirigindo-se ao público coreano, o diretor esclareceu que, na realidade, tem participado de vários projetos recentemente, porém a maioria acabou interrompida antes de chegar ao público, por motivos que ele não detalhou.
Yoko comentou que costuma ouvir perguntas como “por que não existe uma nova sequência de NieR?” ou “por que você não está produzindo nada?”. Ele explicou que essa percepção existe porque os trabalhos em que esteve envolvido foram cancelados durante o desenvolvimento, impedindo que qualquer novidade chegasse ao mercado. “Tenho trabalhado bastante, mas quase nada chegou a ser lançado. Fui remunerado por esses projetos, então não vejo problema pessoalmente, mas isso faz parecer que não estou fazendo nada”, afirmou.
Apesar dessa sucessão de cancelamentos, o criador prefere encarar o processo de forma positiva. Segundo ele, falhar repetidamente é parte natural do caminho até algo realmente valioso. “Não considero isso algo ruim”, disse. “Se for para lançar algo esquisito só por lançar, então é melhor não lançar nada.”



