Destaque Podcasts Queijo do Asfalto

Queijo do Asfalto #5: A saga Matrix – Podcast

Com o recente e inesperado anúncio de Matrix 4 (com direito a Keanu Reeves como Neo) e os 20 anos do primeiro filme, vamos fazer um apanhado geral sobre essa série de filmes que marcou uma geração. Da trilogia aos seus spin-offs, filosofia e simbolismo, o que acertaram e erraram, como o primeiro filme mudou o mundo do cinema para sempre, além de nossas teorias sobre Matrix 4, é claro. Confira!

A leitura de comentários começa a partir de 02:48:35.

O Queijo do Asfalto está no Spotify, iTunes e Google Podcasts. De 15 em 15 dias, no domingo, às 20:00 tem um episódio novo.

Feed: http://gamefm.com.br/feed/queijo-do-asfalto/

Telegram: http://telegram.me/grupogamefm
Twitter: http://www.twitter.com/game_fm
Patreon: http://www.patreon.com/gamefm
Patreon (Boleto): http://www.gamefm.com.br/patreon
Twitch: http://www.twitch.com/canalgamefm
Facebook: http://www.facebook.com/gamefm
Instagram: http://www.instagram.com/game_fm
Grupo do Facebook: http://www.facebook.com/groups/gamersreunion/
Discord: http://bit.ly/DiscordGameFM

Sobre o Autor

Alan Motta Cardoso

Tem Mestrado em Biologia Marinha mas atualmente trabalha com games. Pode isso, Arnaldo?

Comentários

Loading Facebook Comments ...

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Como sempre um ótimo programa galera, Matrix é um filme que como dizem, é um divisor de águas.

    Eu tenho uma relação muito próxima com Matrix, principalmente o primeiro filme que sem duvidas foi porta de entrada para muitos no mundo da filosofia, mesmo que de maneira um pouco superficial, mas completamente plausível já que se tratava de um filme de pouco menos de duas horas.

    Mas me lembro de quando vi, conversei com um Padre que lecionava filosofia na PUC MINAS, a respeito do paralelo entre Matrix é o Mito da Caverna de Platão e fiquei muito feliz que ele compartilhava essa mesma visão, isso antes da internet ser o que é hoje.

    Eu vejo o primeiro filme pelo menos uma vez por mês, e a trilogia completa as vezes, e quase sempre tento extrair alguns pontos que não tenham ficado claros, como por exemplo:

    – Pessoalmente acredito que Zion não seja real, ou seja o “mundo real” não passa de uma simulação, outro nível de controle que nem mesmo as “maquinas” sabem fazer parte, assim como no filme “13 Andar” da mesma época por confidencia, trata desta temática, uma simulação dentro de outra simulação (Similar a um episodio de Rick e Morty e a bateria da espaçonave do Rick), isso explicaria em parte as múltiplas versões de NEO, as reconstruções de ZION, a visão em formato de código dourado por NEO quando cego das maquinas no “mundo real”, e assim por diante.

    – No primeiro filme, pouca gente nota, mas quando o NEO é capturado pelos agentes, e é levado a Sala de interrogatório, podem observar a mesma sala do Arquiteto com múltiplos monitores, e somente quando é focado em um a historia parte em diante, ou seja a possibilidade das múltiplas versões ou iterações do programa se aperfeiçoando, por isso acredito que a questão do arquiteto tenha sido pensada de antemão, embora não tenha sido bem executada.

    – Caso Zion seja real, NEO não é exatamente um humano puro, e sim um hibrido entre hardware e software, assim como a maioria dos habitantes de ZION não são humanos, fazendo uma analogia ao Jurassic Park, que em vários filmes é dito que embora se pareçam dinossauros eles não são, são uma quimera, ou seja o Deus Maquina, criou NEO com um hardware e software modificados ou aperfeiçoados (Por isso o controle das maquinas fora da “Matrix”), por ser o escolhido, e como dito por eles, o Arquiteto era o Lógico e Exato, porém sempre falhava em suas simulações, e a Oraculo o Irracional e Acaso, sendo o NEO de certa forma como em um algorítimo de aprendizado de maquina, as iterações que em seu final sempre retornavam a fonte, para uma nova iteração com o aprendizado anterior, embora Machine Learning pareça algo novo existe desde os anos 60.

    – PS: O Diretor de John Wick, o Sr. Chad Stahelski, foi coordenador de artes marciais nos filmes Matrix, inclusive o sucesso da trilogia atual, acendeu essa chama por Matrix 4, por isso aquela teoria sobre John Wick, ser uma simulação ou iteração da Matrix seria interessante mesmo.

    Tenho muitos receios a respeito do Matrix 4, embora adore Animatrix e o primeiro filme, tenho muitas ressalvas quanto aos dois últimos, filmes corridos que infelizmente deixaram um gosto amargo nas pessoas, porém com o tempo consigo hoje refletir um pouco sobre estes, tentando extrair algo de bom, tem um canal no Youtube que em minhas buscas sobre Matrix discutia a fundo teorias e a respeito dos jogos, que para minha surpresa a historia continuou sim, é muito, inclusive em um MMO, de maneira canônica, porém como pouca gente teve contato ai já viu, vale como curiosidade e segue recomendação do canal “ELEGANTE”.

    A história de Matrix (1999-2003) DEPOIS dos filmes
    https://www.youtube.com/watch?v=8IeHI5jgBZ4

    Playlist
    https://www.youtube.com/watch?v=hJQddbqM41c&list=PLxtxTQCNPZyuzWGhU8EuQNr4yZPLktf2E

    Forte Abraço galera.

  • Um lance que esqueci de comentar, um é do Johnny Mnemonic, acredito que ele ser chamado para Matrix foi muito da participação dele nesse filme, que pouca gente viu e que tem coisa demais que Matrix se inspirou.

    Ele é baseado no conto do Willian Gibson, criador de Neuromancer e um dos pais do CyberPunk, onde tem varias ideias que possivelmente foram reutilizadas pelas diretoras.

    Mais uma coisa na época que o filme saiu, os jogos também embarcaram na onda e muitos de maneira satírica, como na cena de Conquers Bad Fur Day.

    https://www.youtube.com/watch?v=Qa9NATrhmac

    Valeu galera.

Media Kit GameFM
Debug Mode - Podcast
GameFM Play
Mesa do Fliper