A id Software revelou novas informações sobre a implementação do path tracing em DOOM: The Dark Ages, recurso que levou cerca de seis meses de desenvolvimento intenso antes de chegar ao público. O suporte à tecnologia foi adicionado por meio de uma atualização lançada em 18 de junho de 2025, exatamente um mês após a estreia do jogo.
Com isso, o novo capítulo da série se junta a um seleto grupo de títulos para PC que oferecem path tracing em tempo real, ao lado de produções como Cyberpunk 2077, Alan Wake 2, Black Myth: Wukong e Indiana Jones e o Grande Círculo.
Em entrevista técnica publicada pela NVIDIA, Billy Khan, Diretor de Tecnologia de Engine na id Software, comentou sobre o processo: “O path tracing agora faz parte do id Tech 8. Vamos continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento nessa área.”
Segundo Khan, a tendência é que mais estúdios adotem a técnica nos próximos anos. A atualização trouxe ganhos visuais expressivos, potencializados pela integração com o DLSS Ray Reconstruction, tecnologia da NVIDIA que aprimora a redução de ruído e mantém mais detalhes da cena.
Khan ressaltou ainda o papel de ferramentas específicas no processo de otimização, como o NVIDIA Opacity Micro-Map e o Shader Execution Reordering, fundamentais para melhorar o sombreamento de superfícies diretamente na GPU.