Call of Duty: Black Ops 7 finalmente chegou, e embora muitos jogadores estejam se divertindo no multiplayer – ou passando raiva com a campanha questionável –, alguns fãs ficaram decepcionados com uma característica do jogo.
Usuários nas redes sociais começaram a apontar que diversos assets do título, como calling cards e até mesmo os ícones de prestígio, teriam sido gerados por inteligência artificial. Ao observar as imagens, muitos afirmam que o uso de IA é evidente, especialmente pelos traços genéricos comuns em geradores de imagem – com destaque para o Grok, do X/Twitter.
I havent really looked at the Multiplayer and Zombie calling cards as closely and im willing to bet they’re using ai on those too but its only the Campaign and endgame calling cards that are this type of blatant Sora/Grok artstyle pic.twitter.com/5qmEXhoQkJ
— Kume (@Kumesicles) November 14, 2025
Por obrigação em plataformas como a Steam, a Activision precisa informar quando um jogo utiliza IA, e de fato há um aviso no final da página: “Nossa equipe utiliza ferramentas de criação por meio de AI para ajudar a desenvolver alguns elementos do jogo”. No entanto, as críticas ganharam tanta força que a empresa resolveu se pronunciar após ser questionada por diversos portais.
Em resposta ao XboxEra, a Activision declarou: “Assim como muitas outras empresas ao redor do mundo, utilizamos diversas ferramentas digitais, incluindo ferramentas de IA, para capacitar e apoiar nossas equipes na criação das melhores experiências de jogo possíveis para nossos jogadores. Nosso processo criativo continua sendo liderado pelos talentosos profissionais de nossos estúdios.”
Essa não é a primeira vez que Call of Duty se envolve em polêmicas relacionadas ao uso de IA. Call of Duty: Black Ops 6, lançado no ano passado, também foi duramente criticado após a aparição de assets gerados por IA em eventos de fim de ano, levando a Activision a admitir o uso. Agora, ao que tudo indica, a empresa parece ter abraçado de vez a tecnologia – mesmo sendo uma das maiores gigantes da indústria e tendo recursos suficientes para produzir tudo internamente.



