Shuhei Yoshida diz que começou a trabalhar com jogos indies para não perder seu trabalho na Sony

Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)
Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)

Em uma recente entrevista para o site VentureBeat, Shuhei Yoshida, uma das figuras mais icônicas da PlayStation, revelou que foi direcionado para liderar a divisão de jogos independentes da Sony como alternativa a uma possível saída da empresa.

Yoshida, que já foi presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, passou anos supervisionando algumas das maiores produções da empresa. No entanto, após uma reestruturação interna, ele foi designado para apoiar estúdios independentes. Segundo ele, essa mudança ocorreu porque a Sony queria mantê-lo na empresa, mas não tinha um papel específico para ele dentro da nova estrutura organizacional.

Mudando de first-party para indies? Bem, eu não tinha escolha. Quando Jim me pediu para fazer o trabalho indie, a escolha era fazer isso ou deixar a empresa.

O ex-executivo da Sony revelou que, no início de sua gestão, teve como desafio alterar a percepção negativa de estúdios e desenvolvedores independentes sobre a empresa. Muitos acreditavam que a dona do PlayStation priorizava apenas títulos first party e parcerias com companhias “AAA”, deixando projetos menores em segundo plano.

Você não escuta mais esse tipo de crítica, explicou Yoshida. No último ano, escutamos muitas anedotas de nossos parceiros independentes de que seus novos games estavam vendendo melhor no PlayStation do que no PC

Apesar de não estar mais vinculado à Sony, Yoshida enfatiza que ainda não se aposentou do universo dos games. Seus planos para o futuro envolvem seguir apoiando desenvolvedores independentes, utilizando sua experiência para orientá-los em decisões criativas e comerciais.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário