Blizzard processa clone chinês de Hearthstone em 1.65 milhões de dólares

Luiz Felipe Guimarães
2 min de Leitura

Clones sempre existiram, e sempre vão existir. O mercado dos jogos está entulhado de jogos muito semelhantes aos outros, e a plataforma mobile é o melhor exemplo, e a Zynga que o diga. O jogo da vez, mostrado na imagem acima, é Legend of Crouching Dragon, um card game chinês lançado para iOS e Android, desenvolvido pela Unico, que ao que tudo indica, pega um bocado do Romance dos Três Reinos. Até aí tudo bem, exceto pelo fato de que ele é uma cópia descarada de Hearthstone: Heroes of Warcraft, jogo de cartas da Blizzard que entrou em Open Beta ontem, dia 21. Os que jogaram o beta fechado, ou que estão por dentro, sabem que o layout do jogo é exatamente esse, com as mesmas cores de fundo, e o HUD, exatamente dessa forma. Aí vai uma imagem para ajudar a ilustrar o meu ponto:

Bem parecido com a imagem de cima, não é? Tirando algumas poucas diferenças de cores e formas, claro. Até o desenho das cartas é bastante parecido, deem uma olhada:

As cartas de Hearthstone são as que possuem o custo em mana dentro do diamante azul. Bem semelhantes. O que eu não consigo entender é porque chegar a esse ponto, de copiar toda a essência do jogo. Quer fazer um jogo de cartas? Beleza, vai em frente, mecânicas podem ser copiadas até certo ponto, mas copiar até a arte NESSE NÍVEL?

Felizmente os advogados da Blizzard estão sempre atentos, e já entraram com a ação judicial, pedindo cerca de 1.65 milhões de dólares em danos, por violação da propriedade intelectual, e claro, a completa obliteração do clone. Se ferraram.

Compartilhe esse artigo
Artista, modelador e apreciador de todos os estilos de jogos. Tem um diploma de graduação em biologia guardado em algum lugar. Só não sabe onde.
25 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *