CEO de No Rest for the Wicked explica por que jogo pode não sair no Xbox inicialmente

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

No Rest for the Wicked é o mais novo título da Moon Studios, conhecida pela aclamada série Ori. Misturando elementos de Diablo e Souls, o RPG atualmente está em acesso antecipado no PC, mas já existem planos para levá-lo aos consoles – com uma exceção: o Xbox pode ficar de fora neste primeiro momento.

Em uma conversa no Discord oficial do jogo, Thomas Mahler, CEO da Moon Studios, revelou que o estúdio pretende lançar No Rest for the Wicked inicialmente no PlayStation 5 e, possivelmente, no Switch 2, mas que ainda precisa discutir os detalhes com a Microsoft antes de considerar o Xbox Series X|S.

“A propósito, dadas as condições atuais do mercado, podemos lançar apenas no PS5 e, potencialmente, no Switch 2 por enquanto. Teremos que discutir o assunto com a Microsoft para ver o que faz sentido para o Xbox.”

A fala repercutiu negativamente nas redes, levando Mahler a esclarecer a situação em seu perfil no X/Twitter. O CEO destacou que não há nada confirmado ainda e menciona que a Moon Studios planeja dar suporte a todos os consoles, embora o PlayStation esteja na frente da corrida devido aos seus números superiores.

“Ainda não há nada oficialmente confirmado. Queremos oferecer suporte a consoles e, considerando os números, o PS5 faz mais sentido no momento. No fim das contas, lançaremos em todas as plataformas, mas provavelmente não ao mesmo tempo!”

A declaração do CEO gerou diversas teorias e, com isso, Mahler se viu na obrigação de realizar outro pronunciamento, agora no fórum NeoGAF. Ele destaca que não há “teorias da conspiração” ou “extorsão” por trás de sua decisão, deixando claro que tudo não passa de priorizar a plataforma com mais jogadores devido aos gastos proporcionados pelo port.

“E para chegar lá rápido [port e versão 1.0], primeiro daremos suporte à plataforma que tem mais usuários, puramente por questões de recursos. Somos um estúdio independente relativamente pequeno, então fazer uma portabilidade para console com a qualidade que desejamos não é uma tarefa fácil. Portar para o Xbox significa portar para o Xbox Series X e Series S, e isso levará mais tempo para otimizar do que portar para o PS5 e PS5Pro. Portanto, provavelmente faremos o PS5/PS5Pro primeiro e lançaremos lá para agradar os fãs e fornecer outros ports posteriormente.”

Essa exclusão inicial do Xbox reflete uma tendência recente. Relatórios da própria Microsoft apontam que as vendas do Xbox Series X|S vem caindo, e estúdios menores tem repensado suas prioridades. Assim, No Rest for the Wicked pode acabar sendo mais um reflexo da mudança no mercado – uma realidade que a própria Microsoft precisará encarar de frente.

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