Uma das maiores críticas atuais à franquia Final Fantasy é sua tentativa constante de agradar o mercado ocidental. O clássico combate por turnos foi substituído por batalhas de ação frenética, o que tem desanimado muitos fãs puristas quanto ao futuro da série. No entanto, um fator curioso pode indicar uma mudança nesse rumo.
Segundo uma tradução feita pelo usuário Genki no Twitter, a Square Enix estaria considerando um retorno às suas origens. Isso porque um investidor ligado à empresa demonstrou interesse em ver os próximos Final Fantasy e Dragon Quest com sistemas de combate por turnos, inspirados no sucesso de Clair Obscur: Expedition 33, da Sandfall Interactive.
Square Enix reportedly say they are aware of Expedition 33 and that they value turn-based RPGs!
At the Square Enix shareholders meeting one investor said they would like the new Dragon Quest and Final Fantasy games to be turn-based and highlighted Expedition 33’s success as an… https://t.co/VZW6wNwEJJ pic.twitter.com/7w9OVYx2r4
— Genki✨ (@Genki_JPN) June 25, 2025
O tweet original, em japonês, revela que a Square Enix está ciente da recepção positiva de Clair Obscur e reconhece que o combate por turnos é uma parte importante de sua história – o que pode indicar um possível resgate desse estilo no futuro.
Ainda é cedo para sabermos algo sobre Final Fantasy XVII, e Dragon Quest XII permanece sem grandes novidades há quatro anos. Resta aguardar para descobrir se a Square Enix realmente voltará às suas raízes ou continuará investindo em fórmulas mais voltadas ao público ocidental.