Divisão Xbox quase “acabou” no ano de 2021

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
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Como podemos observar no decorrer dos últimos anos, a Microsoft vem adotando diferentes estratégias para a divisão Xbox. O Xbox Game Pass é o carro-chefe da empresa no momento, e pouco a pouco, IPs de estúdios do Xbox vão se tornando multiplataforma, visando atrair um maior número de jogadores. Agora, descobrimos um pouco do motivo disso estar acontecendo (que já era no mínimo óbvio).

Segundo o site The Information, a divisão Xbox quase “acabou” no ano de 2021. Isso porque Satya Nadella, CEO da Microsoft, enfrentou uma difícil decisão: reduzir as atividades da divisão Xbox até o seu encerramento, ou investir com força total para tentar recupera-la.

Como podemos ver, o Xbox ainda existe, portanto, Nadella optou pela segunda opção. Antes do acontecimento, a Microsoft já havia investido US$ 7.5 bilhões na Zenimax/Bethesda e, após a decisão, investiram mais US$ 75.4 bilhões na aquisição da gigante Activision Blizzard.

Porém, nem tudo parece estar saindo como o planejado. A Microsoft esperava que desenvolvedoras fossem atraídas pelo seu servidor Azure após as aquisições realizadas, mas isso não aconteceu. Além disso, a empresa visa alcançar 100 milhões de assinantes no Game Pass até o ano de 2030, porém, esse número está longe de acontecer. Para atingi-lo, seria necessário um crescimento de 40% ao ano, número que a Microsoft não alcança desde 2020.

Com base nessas informações, fica bem claro o motivo do Xbox estar se tornando uma publisher, levando seus títulos a outras plataformas. O Game Pass não está tendo o crescimento esperado, mesmo após grandes aquisições realizadas pela Microsoft, e agora é necessário pagar as contas de uma forma ou de outra.

Apesar dos contratempos, a divisão Xbox não parece estar próxima do fim. Uma nova geração de consoles já está planejada para acontecer, incluindo um console de mesa e um suposto portátil, e a Microsoft segue com sua estratégia multiplataforma. Veremos qual será o futuro da marca!

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