O ano de 2024 foi um verdadeiro divisor de águas para a plataforma Xbox. No início do ano, jogos como Hi-Fi Rush, Grounded, Pentiment e Sea of Thieves chegaram a plataformas rivais, como o PlayStation 5 e Nintendo Switch, marcando o início de uma nova era para a marca.
Apesar desses lançamentos, a situação gerou muita confusão. Enquanto alguns jogos eram disponibilizados em outras plataformas, outros permaneciam exclusivos dos consoles Xbox, deixando os jogadores com dúvidas sobre o que realmente está acontecendo nos bastidores da empresa. No entanto, de acordo com o insider Jez Corden, essa incerteza está prestes a acabar.
O editor executivo do Windows Central afirmou em seu perfil no X/Twitter que a era dos exclusivos permanentes do Xbox chegou ao fim. A partir de agora, a decisão de lançar jogos em outras plataformas dependerá da capacidade de cada estúdio. Isso significa que um título poderá ser lançado simultaneamente em consoles rivais ou chegar a essas plataformas algum tempo após o lançamento original, a depender da disponibilidade de cada equipe.
É porque eles não querem apenas impor isso a equipes que ainda não estão preparadas para desenvolvimento simultâneo multiplataforma.
Mas a era do Xbox ter exclusividades permanentes de console acabou.
Essa estratégia está alinhada ao novo slogan da Microsoft: “This is an Xbox”. A frase reflete uma visão mais ampla do ecossistema Xbox, que não se limita apenas ao próprio console da marca, mas abrange diversas plataformas modernas, incluindo smartphones, PCs, TVs e até consoles concorrentes.