A diversidade e inclusão no cenário de videogames anda sendo muito discutida nos últimos anos, tendo em vista que várias desenvolvedoras à utilizam em suas IPs, onde alguns jogadores criticam veementemente certas escolhas dos estúdios.
A CI Games, estúdio responsável por Lords of the Fallen e Sniper Ghost Warrior, foi questionada durante uma recente reunião com seus acionistas sobre sua postura quanto ao uso de Diversidade e Inclusão em seus jogos. Em resposta, o estúdio declarou que não planeja incluir nenhum tipo de agenda social ou política em seus próximos títulos. De acordo com a CI Games, adicionar esse tipo de conteúdo em seus jogos pode representar um grande risco, com outros grandes títulos tendo fracassado pelo mesmo motivo.
Continuamos comprometidos em produzir games que priorizem o jogador em primeiro lugar, priorizando uma excelente experiência de usuário com temáticas e personagens envolventes, criados especificamente para os públicos principais e adjacentes. Embora alguns games tenham aproveitado recentemente a oportunidade de incorporar agendas sociais ou políticas em suas experiências, está claro que muitos jogadores não apreciam isso e, como resultado, vimos uma série de lançamentos de alto nível com desempenho comercial abaixo do esperado somente no último ano. Nossos jogos sempre serão desenvolvidos para maximizar a diversão do jogador e o sucesso comercial e, como tal, não integraremos nenhuma agenda social ou política nessas experiências daqui para frente, tendo observado o alto risco que isso pode representar.
Atualmente, o estúdio está trabalhando na sequência de Lords of the Fallen – supostamente chamado de Death of the Fallen –, onde será lançado em 2026.