Iwata diz que a trava de região dos consoles da Nintendo é culpa das diferenças culturais e legais dos países

Luiz Felipe Guimarães
2 min de Leitura

O atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata, falou um pouco sobre a trava de região nos consoles da Nintendo em entrevista à IGN, que vale lembrar que é a única empresa que ainda possui tal restrição em seus consoles, agora que a Microsoft mudou de idéia.

De acordo com Iwata, as restrições são necessárias por causa das diferenças culturais, e até mesmo legais entre os países.

“Pela perspectiva de algumas pessoas, pode parecer uma espécie de restrição.” “Porém, nós esperamos que as pessoas apreciem o fato de que estamos vendendo nossos produtos em todo o mundo.”, disse Iwata.

“Existem muitas diferentes regiões no mundo, e cada região tem as suas aceitações culturais e restrições legais, assim como classificações etárias diferentes. Sempre existem coisas diferentes que precisam ser implementadas em cada região, o que vai contra a idéia de que os jogadores tem a liberdade de jogar o que eles quiserem.”

Não é só isso, não pode ser somente isso. Todas as outras desenvolvedoras liberaram os jogos para rodar em todas as regiões, e se não é um problema para a Sony e a Microsoft, porque seria para a Nintendo?

Apesar da trava ser padrão dos consoles da Nintendo (e elas sempre foram burladas), os portáteis da Big N nunca tiveram trava de região, até agora, com o 3DS (para ser mais específico, o DSi tinha alguns aplicativos que eram travados por região). O único motivo plausível que eu consigo imaginar é para controlar os preços de cada região separadamente, o que não é nem um pouco inteligente para os dias de hoje.

É desnecessário. Existem muitos jogos que possuem menus em inglês que nunca serão lançados no ocidente, e até mesmo jogos não-localizados nunca poderão ser apreciados pelos ocidentais, só porque a Nintendo não quer que os outros joguem os jogos do japoneses porque podem causar problemas cultrais? Palhaçada.

Já sofremos demais com isso nos tempos do SNES e do 64. Já chega.

 

Compartilhe esse artigo
Artista, modelador e apreciador de todos os estilos de jogos. Tem um diploma de graduação em biologia guardado em algum lugar. Só não sabe onde.
10 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *