Moon Studios, criadora de Ori, entra em crise após review bombing de seu novo jogo

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)

A Moon Studios, conhecida por Ori and the Blind Forest e Ori and the Will of the Wisps, está se aventurando em um novo gênero desde o fim de sua parceria com a Microsoft. Lançado em abril de 2024, No Rest for the Wicked é o mais novo título do estúdio, mesclando elementos de Souls-like com o gênero ARPG – uma fusão que remete fortemente a Dark Souls com Diablo.

No dia 30 de abril, a aguardada atualização The Breach foi lançada, trazendo novas missões, áreas, modos de jogo, sistemas e melhorias na jogabilidade e na qualidade de vida. No entanto, as novidades não foram bem recebidas pelo público.

Logo no primeiro dia após o update, o jogo foi alvo de um intenso review bombing: foram apenas 152 análises positivas contra 647 negativas. Após uma semana e três patches de correção, as opiniões se equilibraram um pouco, ficando em cerca de 50% de aprovação. A repercussão acendeu um sinal de alerta na Moon Studios, levando o chefe do estúdio, Thomas Mahler, a se pronunciar publicamente:

“Acho que as pessoas acham que estou brincando quando peço avaliações positivas, porque na cabeça delas sempre há alguma grande editora por trás que cobre os custos… Pessoal, se você está escrevendo aqui, gostando de Wicked e ansioso por atualizações futuras, mas não deixou uma avaliação positiva, é bem possível que não estejamos mais por aqui em alguns meses simplesmente porque fomos bombardeados com avaliações negativas, o que leva as pessoas a não comprarem o jogo. O que significa que não estamos lucrando e teremos que fechar. Eu não perguntaria se nosso negócio não dependesse disso. Eu também nunca escrevo avaliações sobre nada, mas se vocês querem nos ver realmente terminar Wicked, é essencial que consigamos recuperar essa pontuação”.

É importante lembrar que, inicialmente, No Rest for the Wicked era publicado pela Private Division, que foi posteriormente vendida pela Take-Two. Embora a publisher tenha prometido continuar oferecendo suporte ao jogo após a venda, isso não se concretizou, tornando o projeto totalmente independente em 2025.

Agora, será necessário um esforço conjunto para virar o jogo. A Moon Studios precisa continuar corrigindo os problemas deixados pela atualização desastrosa, enquanto os jogadores devem se engajar avaliando o título com responsabilidade para mantê-lo vivo.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário