Nacon critica uso da contagem de jogadores da Steam para medir sucesso de jogos

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

A contagem de jogadores simultâneos na Steam se tornou uma das métricas mais observadas pelo público para medir o sucesso de um jogo. Mas, segundo a Nacon, esse número está longe de representar a realidade.

Em entrevista ao Push Square, Sebastien Waxin, desenvolvedor da Nacon envolvido em Test Drive Unlimited: Solar Crown, questionou a prática de analisar o desempenho de um título apenas com base nos números da Steam. Ele afirma que, apesar do jogo ter registrado um público modesto na plataforma da Valve, a base de jogadores no PlayStation 5 é significativamente maior, o que distorce qualquer avaliação baseada apenas no PC.

“Muitos jogadores estão acompanhando os números [de jogadores simultâneos] do Steam porque são as únicas estatísticas disponíveis. Mas a comunidade do Steam para Test Drive Unlimited não é a maior, e a diferença pode ser muito grande entre o PS5, que é a plataforma mais ativa para o nosso jogo. Então, sabemos que as pessoas estão acompanhando o Steam porque são os únicos números disponíveis, mas acredite, não é nada representativo.”

Essa disparidade entre plataformas não é inédita. A própria franquia Call of Duty ilustra bem o cenário: Black Ops 6, por exemplo, teve um pico de 306 mil jogadores simultâneos na Steam, mas grande parte da base segue nos consoles – além da divisão entre Game Pass e Battle.net dificultar ainda mais uma leitura precisa dos números no PC.

Waxin também reconheceu que Solar Crown teve um lançamento conturbado, mas reforçou que a equipe está comprometida em melhorar o jogo. O roadmap do segundo ano já foi anunciado, com a expectativa de alcançar uma audiência mais ampla com o passar do tempo.

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