No desfecho de The Last of Us, Joel tomou uma decisão que gerou intensos debates entre os fãs. O protagonista invadiu um hospital repleto de membros dos Vagalumes e os matou para resgatar Ellie. Ao longo da última década, esse ato se tornou um tema de discussão acalorada, com defensores e críticos divididos sobre a moralidade da escolha de Joel em salvar Ellie.
Com a estreia da segunda temporada de The Last of Us, os criadores e roteiristas Craig Mazin e Neil Druckmann falaram com a IGN (via Insider Gaming) sobre esse mesmo assunto.
Joel fez a escolha certa em The Last Of Us?
Eu acredito que Joel estava certo.
Se eu estivesse na posição de Joel, espero ser capaz de fazer o que ele fez para salvar minha filha. – Afirma Druckmann
Mazin, colaborador de longa data de Druckmann na adaptação de The Last of Us para a HBO, juntou-se à conversa para compartilhar suas perspectivas sobre o tema:
Isso é tão interessante, porque eu acho que se eu estivesse na posição de Joel, eu provavelmente teria feito o que ele fez.
Mas eu gostaria de pensar que não faria. Esse é um daqueles casos de que há dois lados e uma grande questão de moralidade envolvida, e é por isso que o final do primeiro jogo é tão provocativo e tão maravilhoso. Ele simplesmente não te deixa escapar como jogador.
No fim, cada pessoa terá sua própria opinião sobre as escolhas de Joel, refletindo sobre a moralidade de seus atos e suas consequências.